domingo, agosto 05, 2012

RESPOSTA A CANTORA JOELMA

CARA JOELMA

Meu nome é Felipe Gomes, tenho 32 anos, sou gay, carioca vivo com meu companheiro José Mauricio Lima há dois anos, sou Ativista em Direitos Humanos desde 1997, quando ainda um jovem estudante, ingressei nesta luta por Mundo mais justo e  mais igualitário. 

Fiquei muito triste quando vi nesta ultima quinta-feira, dia dois de agosto, um vídeo seu na Internet aonde supostamente aconselhava um de seus fãs a deixar de ser homossexual. "Você tem que se converter, virar homem, casar, ter filhos (...) Aí você vai dar muita alegria para o seu pai e para sua mãe". O fã teria se defendido dizendo que já dava alegria aos pais do jeito que era.

Acredito que a Senhora, não odeia os homossexuais , mas como pessoa publica cada palavra que a Senhora diz , tem enormes conseqüência na vida de muitos brasileiros.

Vivemos tristes tempo, aonde ainda, jovens são humilhados por conta de sua sexualidade. Pesquisas recentes apontam que os lugares aonde Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs) sofrem mais preconceito é em casa e na escola. Ou seja, o homofóbico, tem cara e identidade ligada a quem sofre a discriminação, e no caso da família, muitas vezes são pessoas que amamos.

Quando me assumi gay aos 17 anos, fui expulso da casa onde morava por minha mãe, e sei o que é isso. Foi um longo caminho para desconstruir todo o preconceito que Ela, acumulara todos estes anos, fruto de uma educação em um lar Evangélico. Hoje sou feliz em dizer que resgatei esta relação, e que minha mãe hoje se arrepende muito do que me fez naquela época. Mas saiba que não a culpo, ela como eu, fomos vítimas de uma sociedade perversa, que a educaram para não aceitar e se envergonhar de um filho “diferente”.

Sei de sua origem, e acredito que a Senhora sabe o que é dor do Preconceito. Vindo de uma região pobre como o Pará, e fazendo sucesso com um ritmo, que muitas vezes uma suposta “elite intelectual” considera menor, menos “sofisticado”. Admiro de onde veio e onde está, com seu trabalho.

Por isso pergunto a Senhora: Será que isso, que a Senhora deseja que seus fãs, admiradores e tantos outros sofram. Rejeição, violência e muitas das vezes morte?

Termino minha carta apresentando esta foto, esta é minha família Joelma, quando no  dia primeiro de julho deste ano,   quando converti minha relação com meu companheiro, José Mauricio Lima em União Estável. Estão na foto meu pai, sua atual esposa, meu companheiro, minha cunhada, meu irmão, Eu e minha mãe. Sim, aquela que há quinze anos me expulsou de casa, estava lá, feliz em ver seu filho realizando um grande sonho.

ESTA FAMILIA ME AMA, E TEM ORGULHO DE MIM E DO MEU AMOR.

Com respeito e admiração.


Felipe Gomes *



(*) Felipe Gomes - Ativista em Direitos Humanos  no eixo de Diversidade Sexual, Foi Membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, foi Secretário do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. Atuou no Projeto “Quero Fazer-Testagem em HIV/ AIDS para Gays, HSH e Travestis”. Foi Membro da Coordenação da Parada LGBT Rio de Janeiro (2004 a 2010). Foi Membro da Câmara Técnica de Implantação do Programa Rio sem Homofobia. Hoje atua como Membro do Conselho Administrativo do Grupo Arco-Íris e Militante do Movimento LGBT.





Nenhum comentário: