domingo, agosto 05, 2012

Judith Butler e a Teoria Queer

Obra apresenta introdução às instigantes ideias de Judith Butler sobre identidade e gênero

Quinta-feira, 19 de julho de 2012


Pensadora contemporânea provocativa, a feminista americana Judith Butler vem questionando e perturbando a forma como pensamos o sexo, a sexualidade, o gênero e a linguagem. Sua obra, para além dos estudos feministas, gays, lésbicos e queer, exerce enorme influência sobre uma série de campos teóricos e disciplinares. Para quem busca se aproximar do pensamento de Judith Butler, chega agora ao Brasil, pela Autêntica Editora, Judith Butler e a Teoria Queer', obra de Sara Salih, com tradução e notas explicativas de Guacira Lopes Louro. O livro apresenta uma introdução às ideias dessa grande filósofa do século XX.



Sem se preocupar com rótulos nem se filiar a escolas de pensamento, Butler lança mão, com perspicácia e ousadia, de teorias e conceitos de distintas procedências para formular suas perguntas sem fim e perturbar noções consagradas. Quem se constitui como sujeito? O que conta como uma vida? O que acontece se nossas identidades não são “bem sucedidas”? Esses fracassos podem proporcionar oportunidades para reconstruções subversivas da identidade? Como podemos identificar o que é subversivo e o que simplesmente consolida o poder? Essas são algumas das provocantes questões que Butler coloca ao longo de sua obra. Mas não devemos esperar que ela as responda de forma decisiva e conclusiva. O mais provável é que lance outras perguntas e ainda mais outras, levando seus leitores a refletir de modo novo, radical, mas sem tutela.

A disposição para o questionamento e a subversão é também a marca de sua escrita, tida por muitos como difícil, complexa, até mesmo “intimidante”. Às críticas que lhe são feitas ela responde que seu estilo de escrever é uma estratégia política consciente. Um estilo que é, por si e em si mesmo, performativo. Não tem dúvidas de que é possível “fazer coisas com as palavras”: sua escrita coloca, pois, em ação a desconstrução de que trata.

Nesse livro, Sara Salih constrói uma espécie de ponto de partida para a leitura de Butler. Sem descaracterizar o tom de abertura e indeterminação que marca o pensamento da teórica, Salih analisa seus trabalhos-chave e os situa em seus contextos teóricos, filosóficos e políticos. Examina, igualmente, o impacto de suas ideias, os debates e as críticas que elas têm suscitado e, por fim, oferece um roteiro sugestivo de leituras complementares.

Acesse http://grupoautentica.com.br/download/capitulo/20120719103621.pdf e confira o capítulo inicial da obra.

Sobre a autora – Sara Salih é professora de inglês na Universidade de Kent, em Canterbury. Anteriormente, foi professora da Universidade de Toronto. É organizadora do livro The History of Mary Prince, a West Indian Slave (Penguin, 2000).

Sobre a tradutora – Guacira Lopes Louro é professora titular da UFRGS e estudiosa da teoria queer. É autora de Um corpo estranho (Autêntica) e Gênero, sexualidade e educação (Vozes), entre outros.

Título: Judith Butler e a Teoria Queer
Autora: Sara Salih
Editora Autêntica
Tradução e notas explicativas: Guacira Lopes Louro
Número de páginas: 232
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-65381-383

Nenhum comentário: