sexta-feira, janeiro 06, 2012

Acarajé

Ogunlade Iyá Ekedji (Fonte Face)

A Igreja Universal do Reino de Deus se apoderou das barracas de acarajés e as transformou num comercio em nome de Jesus e ainda seus vendedores compram dendê os levam na igreja pagam pelo batismo deste com óleo ungido para expurgar o demonio existente no bolinho e depois disto podem vender o acarajé de Jesus.
Minha opinião a respeito são:
Onde estavam os Sacerdotes de Matriz Africana da Bahia e o Movimento Negro que deixaram esta situação chegar onde chegou?
Ninguém que não seja da nossa Tradição Religiosa pode ou tem o direito de se travestir, utilizar da nossa cultura e tradição para ganhar dinheiro! Eles já ganham muito dinheiro com pedras vindas do Egito, com água vinda do rio Nilo, com pozinho disto, oleo vindo de não sei da onde, com a mídia, com usurpação para com os seus fies e não dividem nada com seu ninguém, portanto se as evangélicas sustentam suas famílias com o dinheiro do acaraje que vão explorar outra coisa e não a comida sagrada de Oya!
Todo turista que se presa quer saborear a iguaria oriunda de pessoa tradicional e que faz jus ao acarajé e não ser enganado! Portanto tem que parar com isto!
A baiana que defendeu tanto o acarajé dizendo que se a situação continuar deste modo o bolinho não sera mais patrimônio imaterial e material. Antes de ser patrimônio o acarajé pertence a uma tradição milenar e nunca foi de Jesus Cristo, ate mesmo porque Cristo surgiu seculos depois. Alias este deva estar envergonhado de pessoas inescrupulosas utilizarem do seu nome para querer surrupiar a cultura e tradição alheia.
Cada um no seu quadrado e se os fieis da Igreja Universal gostam de comer acaraje que comam da mão das pessoas originarias e tomem vergonha em suas caras de estarem ganhando dinheiro com isto.
De uma outra vez que fui a Salvador aquelas baianas pelas quais os turistas tiram fotos a maioria são evangélicas. E utilizam do traje utilizado pelo Povo do Santo para ganhar dinheiro as custas destes! Tem que parar com isto também! Nossa Religião também necessita de dinheiro e de isentivos e não pode admitir estas trambicagens! Tudo errado!
Existem vários segmentos evangélicos que são maravilhosos e que jamais interferiram na nossa Tradição, são pessoas de bem e que levam o nome de Jesus Cristo a serio, professando com respeito, harmonia e galardia seu segmento. Acredito que esta mais do que na hora destes lideres do segmento evangélico se manifestarem também.
Imaginem se liderarmos uma conspiraçao para usurpar e possuir os templos faraonicos destes ou ate mesmo confiscarmos o dinheiro que eles arrecadam para nossas obras sociais que realmente existem como ficaria?
Portanto esta na hora do Povo de Santo ficar atento, observar e sair de suas tocas e arregaçarem as mangam protestando e indo a Justiça para requererem os seus direitos! Cada um tem seu caminho e no caminho que nos vamos daqui a pouco tudo desta Religião será propriedade de Jesus assim como a Capoeira que também esta rotulada já!
Acorda Povo de Santo! A realidade esta ai e nos aqui estamos aguardando posicionamento dos mais velhos conforme a hierarquia para agregarmos e somarmos com os Senhores! São novos tempos, mas o que é nosso não pertence a ninguém e cabe a cada um de nos zelarmos pelo nosso patrimônio material e imaterial!
Tenho dito!

Nenhum comentário: