quinta-feira, outubro 20, 2011

Morre Winstone Zulu, um poderoso defensor em nomedepessoas vivendo com HIV e afectadas pela tuberculose

Winstone Zulu, um poderoso defensor em nome de pessoas vivendo com HIV e afectadas pela tuberculose, morreu em 12 de Outubro no Hospital Universitário de Ensino, em Lusaka.

Em 2006 Winstone foi o primeiro a receber o Prêmio Kochon. Este prêmio, patrocinado pela Fundação Kochon e conferido anualmente pela Stop TB Partnership, reconhece pessoas, instituições ou organizações que têm dado uma contribuição muito significativa para combater a TB.

Nascido em 1964 em Lusaka, Winstone foi o sexto de treze filhos. Depois de ser diagnosticado com HIV em 1990, ele se tornou o primeiro indivíduo na Zâmbia para reconhecer publicamente seu estado serológico. Em 1997, adoeceu com tuberculose e, com o acesso a medicamentos e tratamento eficazes, foi curado de TB.

Ele não foi o primeiro da família a ser afetados por TB. Ele viu quatro de seus irmãos morrem de tuberculose, porque eles não tinham acesso aos medicamentos anti-TB que teria curou e estendeu as suas vidas.

"O tratamento proporciona aos pacientes de TB mais tempo. Se meus irmãos haviam sobrevivido TB eles poderiam ter vivido o suficiente para o acesso de drogas HIV como eu. Eles não deveriam ter morrido ", disse Winstone.

A tragédia da família inspirou a se tornar um proeminente advogado global sobre os perigos representados pela propagação da TB. Ele viajou o mundo, um orador incansável. Em numerosas conferências e eventos internacionais, Winstone soou o alarme sobre as relações entre HIV e TB e defendeu maiores recursos financeiros e programas de melhoria para combater a TB e TB-HIV.

Nelson Mandela disse de Winstone, "Tem havido tão poucos sobreviventes TB que se adiantaram para compartilhar suas histórias. Precisamos de mais defensores como Winstone para dizer ao mundo sobre a TB e do efeito que tem sobre tantos milhões de pessoas."

"Eu nunca conheci pessoalmente Winstone, mas eu estava sempre emocionado quando eu vi vídeos sobre ele http://www.youtube.com/watch?v=af7I8l9hD74&feature=player_detailpage#t=48s
ou ler o que ele tinha a dizer. Estou profundamente triste com sua morte, mas sei que ele será lembrado como um pioneiro de TB / HIV advocacia. Como nós nos esforçamos para zerar as mortes por tuberculose entre pessoas vivendo com HIV, todos nós devemos lembrar de como ele deu de si mesmo para ver esse sonho realizado ", disse Dr Lucica Ditiu, Secretário Executivo da Parceria Stop TB.

Nenhum comentário: