sábado, agosto 13, 2011

No Quebec, uma «carta de bons procedimentos» para homossexuais seniores

 

Por Redação (com agência) mercredi 10 août 2011, à 13h41 | 857 vues

Para sensibilizar e informar o pessoal trabalhando junto a gays, lésbicas, bi e trans aposentados, a Fundação Emergência, com ajuda do governo, elaborou uma carta, a ler na integralidade abaixo.
«Uma primeira geração de pessoas abertamente homossexuais chega à terceira idade e ela não deseja retornar ao armário», declarou o presidente da Fundação Emergência, Laurent McCutcheon, na origem da «carta de bons procedimentos» destinada a tornar a vida mais fácil para as pessoas idosas homos e transexuais, elaborada com o apoio do governo do Québec, que foi tornada pública ontem em Montreal.
O documento (ver aqui o PDF) foi elaborado no quadro do programa «Para que envelhecer seja gay» dessa fundação, com uma subvenção de 400.000 dólares canadenses (semelhante em dólares americanos) do ministério quebequenses da Família e dos Seniores.
Sensibilizar e informar
Esse programa, disse Sr. McCutcheon, é destinado a «apoiar as pessoas que acompanham os seniores em seus desejos de respeito das diferenças e a lhes dar instrumentos favorizando a inclusão de todos, independentemente da orientação sexual ou de identidade de gênero». A carta deve «sensibilizar e informar» as pessoas trabalhando com seniores, enfermeiras e empregados das casas de aposentados em primeiro lugar.
Um sindicato de enfermeiras, a Federação inter-profissional da saúde do Québec, também aderiu oficialmente a seus princípios. A carta foi lançada no início da semana do Orgulho Gay de Montreal, que deve culminar com a tradicional gay pride este domingo.
Leia abaixo os 11 pontos da carta:
Uma proposição da Fundação Emergência
Carta de bons procedimentos
para com as pessoas seniores homossexuais
Preâmbulo
Considerando que as pessoas seniores de minorias sexuais podem apresentar um nível elevado de vulnerabilidade;
Considerando que aquelas e aqueles que trabalham junto a pessoas seniores homossexuais e transexuais ou lhes acompanham, devem contribuir a seus bons tratos;
Considerando que a homofobia é uma forma de discriminação ao sentido da Carta dos Direitos e Liberdades da Pessoa do Quebec e da Carta Canadense dos Direitos e Liberdades;
Nesse contexto, presente Carta propõe às pessoas que trabalham junto às pessoas seniores ou lhes acompanham, de aderir aos princípios seguintes:
1.       Assegurar às pessoas seniores homossexuais e transexuais um tratamento igualitário isento de toda manifestação homofóbica.
2.       Assegurar às pessoas seniores homossexuais e transexuais um ambiente isento de homofobia.
3.       Tomar medidas necessárias para que as pessoas que trabalham junto às pessoas seniores ou as acompanhem, adotem uma atitude positiva em relação à homossexualidade e à transexualidade.
4.       Respeitar a escolha de uma pessoa sênior de revelar ou não sua orientação homossexual ou sua transexualidade.
5.       Assegurar a confidencialidade das informações obtidas relativas à homossexualidade ou à transexualidade de uma pessoa sênior, a menos de ter obtido seu consentimento para divulgá-las.
6.       Tomar medidas necessárias para impedir as manifestações homofóbicas, quer elas sejam verbais, psicológicas ou físicas, incluindo os gestos, as zombarias e as insinuações.
7.       Apoiar em suas diligências as pessoas seniores vítimas de homofobia tanto da parte de intervenientes quanto de outros beneficiários.
8.       Manifestar sinais de abertura em relação às pessoas seniores isoladas pelo fato de sua homossexualidade ou transexualidade.
9.       Encorajar o respeito e a abertura de espírito dos beneficiários em relação às pessoas seniores homossexuais e transexuais.
10.   Incluir a luta contra a homofobia e a transfobia nos programas de formação destinados às pessoas trabalhando junto a pessoas seniores.
11.   Abster-se de presumir a orientação sexual de uma pessoa.

Nenhum comentário: