segunda-feira, agosto 08, 2011

Hetero morto na Paraíba ao tentar impedir agressão a gay

Crimes motivados por homofobia este ano já ultrapassam total de 2010

Publicado em: 08/08/2011 às 12h27

O caso mais recente foi contra um homem identifiado apenas como Marx Nunes Xavier, assassinado na madrugada desta segunda-feira (08/08) na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Ele tentava evitar que dois homens agredissem um homossexual quando foi atingido por um tiro no pescoço. "Está existindo um crescimento assustador de crimes homofóbicos", disse Renan Palmeira, vice-presidente do MEL


Crimes motivados por homofobia este ano já ultrapassam total de 2010

Marx foi morto nesta madrugada, na Praia do Jacaré, em Cabedelo

O número de crimes motivados por homofobia nos oito primeiros meses deste ano já ultrapassaram o total de casos registrados em 2010. De acordo com os dados do Movimento do Espírito Lílas (MEL), neste ano já ocorreram 12 homicídios contra 11 do ano passado.

O caso mais recente foi contra um homem identifiado apenas como Marx Nunes Xavier, assassinado na madrugada desta segunda-feira (08/08) na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Ele tentava evitar que dois homens agredissem um homossexual quando foi atingido por um tiro no pescoço.

"Está existindo um crescimento assustador de crimes homofóbicos", disse Renan Palmeira, vice-presidente do MEL.

Segundo ele, o Nordeste é a região do país que mais registrou assassinatos motivados por homofobia no ano passado. "Das 260 mortes contabilizadas em 2010, 46% ocorreram no Nordeste. A realidade na nossa região é muito difícil", lamentou Renan.

Renan explicou ainda que, mesmo Marx não sendo homossexual, o crime será contabilizado como motivado por homofobia .

"A vítima não era homossexual, mas a causa foi homofóbica, já que ele estava protegendo dois homossexuais e por isso este crime vai entrar na nossa estatística", explicou Renan Palmeira, vice-presidente do MEL.

Crime

Marx Nunes Xavier, de 25 anos, foi assassinado quando tentava apaziguar uma discussão próximo ao Golfinho Bar, na Praia do Jacaré, em Cabedelo. De acordo com a delegada Aurelina Monteiro, da 7ª Delegacia Distrital, dois homens teriam agredido verbalmente um rapaz homossexual que dançava com suas amigas.

Entre os amigos Marx era conhecido como Gordo Marx. No Twitter, os amigos da vítimas estão enviando várias mensagens para família de Marx com as hashtags #gordomax e #lutogordomax

Marx então se aproximou para tentar evitar a agressão quando foi atingido por um tiro. Um dos criminosos está sendo identificado como Aluísio. O major Barros revelou que os frequentadores do bar ainda tentaram perseguir os criminosos que fugiram em direção a um matagal.

O delegado responsável pelo caso é Erilberto Antônio, da 7ª DD.

Criminalização da homofobia

Por conta do número alarmante de crimes homofóbico, Renan lembrou que mais do que nunca é preciso aprovar o Projeto de Lei Complementar 122/2006 que criminaliza a prática homofóbica "Estamos tentando a quase uma década aprovar esse projeto".

O PLC 122/2006 voltou a tramitar no Congresso Nacional graças à iniciativa da senadora Marta Suplicy (PT/SP).

O foco do documento é, exclusivamente, o combate à violência cometida contra pessoas que têm relações afetivas com outras do mesmo sexo. Ou seja, a iniciativa propõe que seja crime qualquer agressão verbal, física, assassinatos ou até mesmo constrangimentos.

O objetivo é parecido com a lei Maria da Penha e a contra o racismo. (Do G1).

Confira a lista dos crimes cometidos em 2011:

João Pessoa 

Roberto Confessor da Silva

Travesti, de 28 anos de idade, foi executado com dois tiros quando chegava em casa. Crime aconteceu por volta das 4h de 29 de maio de 2011, em Mangabeira. Populares disseram que o acusado pelo crime é um homem que mantinha relação sexual com a vítima.

Alexandro da Silva Oliveira

Líder religioso, homossexual assumido, de 34 anos de idade, morto com cinco tiros quando retornava para casa após ritual religioso. O homicídio aconteceu na Comunidade Boa Esperança, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa na madrugada de 6 de janeiro de 2011.

Beto Coveiro 

Coveiro do cemitério Santa Catarina, localizado no bairro dos Estados em João Pessoa, homossexual assumido, morto a tiros no bairro de Mandacaru, em 30 de março de 2011.

Albanir Cardoso 

Cabeleireira, de 37 anos de idade, assassinada em 28 de junho de 2011, no bairro São José em João Pessoa. Segundo informações, os acusados são dois homens que fugiram a pé. Ela foi morta com três tiros. Segundo a Polícia ela era lésbica e teria um relacionamento com uma mulher casada

Sérgio Benício de Sousa

Homossexual assumido, de 31 anos de idade, assassinado a tiros na comunidade de Baleado, no bairro de Mandacaru, na madrugada de 29 de janeiro de 2011.

Travesti de identidade desconhecida

Travesti assassinada a pedradas no Centro de João Pessoa, em 15 de janeiro de 2011. Identidade desconhecida.

Campina Grande 

Luiz Carlos das Neves Ex-presidiário de 46 anos de idade, homossexual assumido, assassinado com 26 golpes de faca por volta das 2h de 31 de janeiro de 2011 em Campina Grande, na Avenida Floriano Peixoto. Do veículo, aparentemente nada foi levado.

Inete (Daniel Oliveira Felipe) 

Travesti de 24 anos, identificado como Daniel Oliveira Felipe foi brutalmente assassinado com 30 facas por quatro rapazes na madrugada de 15 de abril de 2011, em Campina Grande, câmeras flagraram o crime.

Valderi Carneiro

Professor de língua portuguesa, de 44 anos, foi brutalmente assassinado por estrangulamento com sinais de luta corporal, encontrado morte, em 9 de julho de 2001, às 17h30, dentro de uma pousada, no centro de Campina Grande, câmera flagraram os criminosos.

Queimadas

Luciana Batista Dantas Dona de casa divorciada, de 38 anos, foi encontrada morta ao lado de um prédio abandonado de uma fábrica no distrito do Ligeiro, na cidade de Queimadas, em 10 de fevereiro de 2011. Foi violentada sexualmente antes de ter sido assassinada, o rosto estava completamente desfigurado por golpes de pedradas.

Sousa

Raimundo Inácio O homossexual, de 50 anos, foi esfaqueado e estuprado na sexta-feira 25 de fevereiro na cidade de Sousa, por um homem desconhecido.

João Pessoa 

Marx Nunes Xavier Marx Nunes Xavier, de 25 anos, foi assassinado na Praia do Jacaré, em Cabedelo, quando evita que um homossexual fosse agredido por dos rapazes.

Nenhum comentário: