quinta-feira, junho 16, 2011

Marcha da Liberdade Rio




18 de Junho de 2011 - 14h - Praia de Copacabana. Posto 6 > Leme
"O Rio é uma cidade de cidades misturadas. O Rio é uma cidade de cidades camufladas. Com governos misturados, camuflados, paralelos, sorrateiros. Ocultando comandos..."
Para apoiar envie um email para: marchadaliberdade.rio@gmail.com

Rio 2011. Uma inédita articulação surge hoje no Brasil entre os movimentos sociais, culturais, coletivos, redes, midialivristas, pontos de cultura, cineclubes, universidades, mulheres, gays, lésbicas, heterossexuais, transgêneros, idosos e crianças, jovens, periferia, negros... Minorias e maiorias em defesa da liberdade de expressão e no combate a todos os preconceitos.
Todos juntos para fazer valer a Constituição Brasileira que diz: "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença."
A Marcha da Liberdade é um movimento transversal conectado pelas lutas locais, nacionais e globais em nome da liberdade de expressão. E que vem celebrar a nova forma de fazer política no Brasil, supra-partidária e juntando todas as diferenças.
"A novidade cultural da garotada. Favelada, suburbana, classe média, marginal. É informática, metralha, sub-uzi equipadinha com cartucho musical de batucada digital.."
A Marcha da liberdade junta o precariado da cultura, camelôs, favelados, agentes da economia informal, garotos diplomados, professores, midiativistas, autônomos desempregados, todos que tem que inventar seu próprio trabalho, eco-ativistas, militantes pela legalização das drogas, democratização da mídia, os pretos, as periferias, todos os gêneros, os que andam por terreiros&quilombos ou por terras digitais.
"Quem é dono desse bêco? Quem é dono dessa rua? De quem é esse edifício? De quem é esse lugar?" O Rio de Janeiro não tem dono!
A Marcha da Liberdade nasceu como reação a repressão brutal a Marcha da Maconha de São Paulo (em 21 de maio), mas decolou e virou o embrião de um novo movimento político e cultural: a marcha pela liberdade de expressão, a marcha dos diferenciados, dos insatisfeitos, dos indignados, dos que estão construindo futuros alternativos.
Sem um objetivo único, mas com várias reivindicações e questões, a marcha vai colando no fluxo do desejo de mudança que varre o Acampamento Global juntando movimentos os mais diversos.
A Marcha da Liberdade quer: Liberdade pra protestar! Liberdade pra morar! Liberdade pra circular! Liberdade para expressar os afetos! Liberdade de culto! Liberdade para o funk, o hip hop, o samba e o rap e todos os ritmos! Liberdade para agir e para pensar.
Quando um futuro intolerante se precipita e parece inevitável é preciso reagir, deter, interceptar, barrar, desviar. A Marcha da Liberdade é a manifestação dos que não aceitam ser calados pela policia, pelos ruralistas, corporativistas, monopolistas...
"O bonde vai, muitos vão ficar pra trás. Ocupar vários espaços é o nosso plano de paz"
A Marcha da Liberdade é a 1a. Marcha Transversal, supra-partidária, pós-caretice e vai acontecer simultaneamente em quase 40 cidades do país. O século XXI está começando um novo ciclo de revoltas, pró-ativas, que não são apenas de embates, são os movimentos do FLUXO, os movimentos em onda, dai o alto poder de contaminação de um movimento para outro. Movimentos viróticos e de contaminação. Mundo árabe, Europa, Brasil...
É uma EPIDEMIA global que não vai parar tão cedo. São as revoluções em fluxo, sem começo e sem fim. A Marcha da Liberdade Rio apoia qualquer causa que defenda a liberdade de todos se expressarem e se reunirem em nome daquilo que acreditam ser justo.

"No bonde só quem é na fé. Já é. É nóis. Homem. Mulher. Se for. Falou. Quem não se confirmou. Mete o pé".

"O bonde não para, o bonde não para, só quem tá formado no bonde que bota a cara"

Participe. Traga flores, instrumentos e o seu desejo.

Nenhum comentário: