sexta-feira, junho 10, 2011

gays continuarão sem doar sangue

04/06/11, 17:07

Ministério da Saúde mantém proibição a gay de doar sangue

Os bissexuais também estão proibidos por estarem no grupo de risco para HIV, segundo ministério.

Imprimir Ministério da Saúde mantém proibição a gay de doar sangue
O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas receberam ontem ofício do Ministério da Saúde, com a informação de que será mantida a restrição à doação de sangue por homens gays e bissexuais, prevista na RDC 153/2004. Segundo o documento, "estudos epidemiológicos recentes, publicados pelo Ministério da Saúde ainda consideram o alto índice de prevalência do HIV nessa população, o que caracteriza risco acrescido." 
 
Ministro Alexandre Padilha e grupo Matizes
O ofício é uma resposta do Ministério à solicitação feita pelo Matizes e pela LBL ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no sentido de que fosse rediscutida a proibição imposta pela ANVISA aos homens gays e bissexuais. Quando esteve no Piauí, em fevereiro deste ano, Alexandre Padilha assumiu o compromisso com os militantes do Matizes e da LBL que convocaria as áreas técnicas do Ministério para rediscutir o tema, que é polêmico, havendo, inclusive, questionamento na via judicial. Desde 2006, tramita na Justiça Federal uma ação civil pública, com o objetivo de que a proibição de doação de sangue por homens gays e bissexuais seja declarada ilegal. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal, depois de uma representação do Grupo Matizes.Para Herbert Medeiros, do Grupo Matizes, a resposta do Ministério da Saúde para a manutenção da proibição aos gays e bissexuais não é convincente e, por isso, as entidades LGBT continuarão na luta objetivando a revisão da Portaria da ANVISA. "Continuaremos a campanha 'Nosso sangue pela igualdade', que o Matizes e a LBL lançaram no início deste ano”, afirma o militante.O Matizes e a LBL já estão preparando mais um ato no Hemopi, para protestar contra a proibição da ANVISA. Essa ação deve ocorrer em data próxima ao 14 de junho, que é o Dia Mundial do Doador de Sangue: “Na ocasião, além do protesto, estaremos nos juntado a nossos parceiros para doar sangue no HEMOPI, a exemplo do que fizemos em janeiro deste ano”, informa Marinalva Santana, articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Piauí.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas... essa questão é de saúde pública. Nós, profissionais de saúde que trabalham com sangue, por exemplo, também somos "impedidos" de doar. E esse impedimento existe por questão epidemiológica mesmo, pois assim diminui o risco de se ter sangue contaminado e desperdiçar uma bolsa, que custa caro aos cofres públicos.

rosangela disse...

Concordo que seja uma questão de saúde pública, mas é também uma questão de cidadania. Todo sangue doado passa por exames para que se veridique se há alguma doença.Quem garante que um hetero quando faz a doação não está contaminado não só pelo virus do HIV, mas uma tuberculose, sifilis e outras doenças?
O que qualifica uma pessoa a ser doadora? Ser saudavél. Com essa proibição estão praticamente condenando todos os homossexuais, é o mesmo que dizer que todos estão contaminados por alguma doença contagiosa, e quanto ao desperdicío da bolsa não creio que vale a pena discutir, pois a doação de sangue é muito mais importante que qualquer custo, ela salva vidas. Esse ainda é o preconceito falando mais alto. Isso já aconteceu com os negros e ainda acontece (talvez em menor escala) e nos dias atuais a bola da vez são os homossexuais.
Lamentavél!!
Rosangela Géa - Estudante do curso de Seviço Social.

Anônimo disse...

Houve um ganho (apenas retórico) na nova Portaria da ANVISA (RDC nº nº 1.353, de 13 de junho de 2011), que no art. 1º, § 5º, afirma "A orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade)
não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si
própria." Mas, o dispositivo problemático continua com a mesma redação da norma anterior, pois continua a: " considerar inapto temporário por 12 meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma
das situações abaixo nos últimos 12 meses:
...
d) homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes;" É dizer, não impede homossexuais masculinos de doar, desde que não mantenham relação sexual, que na definição da própria portaria consiste em: "- contato sexual (fazer sexo ou ter relação sexual) - estes termos se aplicam a qualquer das seguintes
atividades: sexo vaginal (contato entre pênis e vagina), sexo oral (contato entre boca ou língua com
vagina, pênis ou ânus de outro/outra) e sexo anal (contato entre pênis e ânus)".