quinta-feira, junho 02, 2011

CEDUS Carta apoio KIT


CARTA ABERTA
 
               Prezados (as)
 
               O Centro de Educação Sexual – CEDUS, Instituição Sem Fins Lucrativos, fundada em 1993, sediada na cidade do Rio de Janeiro, que tem como missão promover o estudo, o esclarecimento e a conscientização sobre questões ligadas à sexualidade, cidadania, direitos humanos e qualidade de vida, de forma a implementar novos paradigmas em educação sexual, manifesta publicamente sua perplexidade com o rumo e desdobramentos das discussões decorrentes do lamentável episódio de censura ao material pedagógico destinado ao combate à homofobia no espaço escolar, popularmente conhecido com “KIT GAY”.
 
               Não bastasse a contaminação ideológica e fundamentalista que permeia a fala dos opositores ao material, o que temos visto nas entrelinhas dessas falas, estampado nas matérias veiculadas pela imprensa e, mais grave ainda, justificado nas posições oficiais tomadas pelas instâncias governamentais, sugere um desvio total do foco central da questão e uma tentativa, veemente, de setores extremamente reacionários, em impôr uma visão de mundo sectária, segregacionista, preconceituosa e desconectada com a pluralidade e diversidade humana, nas suas mais diferentes manifestações.
 
               Muito mais do que questionar se este ou aquele material é ou não adequado a determinada faixa etária, o que se apresenta a nós, de forma evidente, é a imposição, sob a égide da pressão e chantagem, de um conceito de sexualidade que define determinados padrões enquanto “saudáveis” e tudo aquilo que destoe desses modelos, como marginal, execrável e pernicioso, fortalecendo assim a antiga, porém atual, idéia do cidadão de 1ª classe em confronto com o “resto”.
 
               Apropriando-nos de um trecho da fala das Católicas Pelo Direito de Decidir, também perguntamos: De que “costumes” estamos falando, senhora Presidenta? E de que “setores interessados”? Não se trata de “costumes”, mas de direitos de cidadania que estão sendo violados, recorrentemente em nosso país, em nome de uma moral religiosa conservadora, patriarcal, misógina, racista e homofóbica.  Trata-se de direitos humanos que são negados a milhões de pessoas em nosso país.
 
               Preocupa-nos, isto sim, são os “costumes políticos” que, sob a nossa complacência, são impostos à Nação brasileira. Preocupa-nos os acordos de bastidores, o mal uso do dinheiro público, a precariedade do sistema educacional, o sucateamento do Sistema Único de Saúde, a privatização desenfreada de setores estratégicos, como acaba de acontecer com os Hospitais Universitários, enfim, preocupa-nos, e muito, a falta de compromisso verdadeiro com os segmentos mais vulneráveis da população.
 
               Finalizando, ratificamos o apoio do CEDUS ao “KIT Anti-Homofobia”, já formalizado oficialmente desde o início das negociações para sua adoção, insistindo que a formação permanente e continuada dos professores para lidar com temas como cidadania, direitos humanos e sexualidade, instrumentalizando-os a promover o debate construtivo e o pensamento crítico em sala de aula, são fundamentais para a construção de um país mais justo e igualitário.
 
 
               Solidariamente,
 
 
Rio de Janeiro, 28 de maio de 2011
 



 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Suplente da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Membro da Executiva do Fórum ONG Aids RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (55.21) 2544-2866 Telefax: (55.21) 2517-3293
Cel: (55.21) 9429-4550

Nenhum comentário: