terça-feira, abril 05, 2011

"Número de gays assassinados no Brasil é um absurdo", diz ministra Maria do Rosário


A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, comentou nesta terça-feira (05) o último levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) sobre homossexuais assassinados em 2010 no Brasil. Segundo a pesquisa feita pela ONG baiana, o assassinato contra LGBT aumentou 113% nos últimos cinco anos.

Maria do Rosário classificou como "absurdo" o número de LGBT assassinados no Brasil em 2010, que, pelo levantamento do GGB, chegou a 260. A ministra disse que a intenção do Governo Federal é reduzir o número de homossexuais assassinados até a segunda quinzena do ano, quando será realizada a 2ª Conferência Nacional LGBT.

De acordo com Maria do Rosário, o governo vem fazendo um esforço para diminuir as mortes de LGBT, porém, ela acredita que é preciso fazer "uma grande investida" contra as declarações e manifestações de intolerância. A ministra fez ainda uma crítica indireta ao deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

"É um absurdo o comportamento homofóbico de algumas autoridades que fazem o discurso da violência contra homossexuais e permanecem impunes, utilizando indevidamente a imunidade parlamentar", declarou a ministra.

Relatório 2010 GGBO GGB disse que vai denunciar o Governo Federal à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por crime de prevaricação e lesa humanidade contra os homossexuais.

Em outra denúncia, a ONG disse que, apenas neste ano, já foram contabilizados 65 LGBT mortos. Maria do Rosário convidou os integrantes do GGB para um diálogo junto ao ministério.

Nenhum comentário: