terça-feira, março 29, 2011

Viva Edson Luis! 28 de Março de 1968, morto pela PM na ditadura militar, Presente!

  Nasceu em 24 de fevereiro de 1950, em Belém, no Pará, filho de Maria de Belém de Lima Souto.


De família muito pobre, começou seus estudos primários na Escola Estadual Augusto Meira, em sua cidade natal. Mudou-se para o Rio de Janeiro e prosseguiu seus estudos secundários no Instituto Cooperativo de Ensino, que funcionava no Calabouço.

Morto a tiros durante a repressão policial utilizada para desalojar os estudantes que haviam ocupado o Restaurante Calabouço no dia 28 de março de 1968.

O corpo de Edson, baleado pela Polícia Militar não chegou a ir para o IML. Foi levado imediatamente por estudantes para a Assembléia Legislativa.

A necrópsia foi feita no próprio local do velório, pelos Drs. Nilo Ramos de Assis e Ivan Nogueira Bastos, na presença do Secretário de Saúde do Estado. Seu óbito de n° 16.982 teve como declarante o estudante Mário Peixoto de Souza.

O registro de Ocorrência n° 917 da 3ª D.P. informou que, no tiroteio ocorrido no Restaurante Calabouço, outras seis pessoas ficaram feridas, sendo atendidas no Hospital Souza Aguiar. Foram elas: Telmo Matos Henriques, Benedito Frazão Dutra (que veio a falecer, logo depois), Antônio Inácio de Paulo, Walmir Gilberto Bittencourt, Olavo de Souza Nascimento e Francisco Dias Pinto. Outras três pessoas foram feridas na Praça Floriano, durante o velório de Edson Luiz, realizado na Assembléia Legislativa, quando ocorreram violências provocadas por policiais civis e militares: Jouber Valan, João Silva Costa e Henrique Rego Carnel, também atendidas no Hospital Souza Aguiar.

O corpo de Edson Luiz foi levado por milhares de estudantes em passeata até o Cemitério São João Batista.
http://www.torturanuncamais-rj.org.br/MDDetalhes.asp?CodMortosDesaparecidos=20

Um comentário:

Tarciana disse...

Como me apaixona saber sobre a revoluçao de 64,gostaria de saber mais coisas sobre essa epoca, queria ter contanto com pessoas que viveram nessa epoca ou parente..Edson Luis uma rapaz novo humilde pobre que morreu por causa dessa ditadura podre, que ainda não acabou hoje em dia acho que ainda e pior..Viva Edson Luis