sexta-feira, janeiro 07, 2011

Quatro escolas de samba já destinam banheiro para gays

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/1/quatro_escolas_de_samba_ja_destinam_banheiro_para_gays_135368.html

Homossexuais pedem proibição à Liesa

POR MAHOMED SAIGG
Rio - A Unidos da Tijuca não é a única escola de samba do Rio que mantém banheiro exclusivo para homossexuais em sua quadra. Grande Rio, Porto da Pedra, Viradouro e Vila Isabel também destinam um espaço específico para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). A descoberta aumentou ainda mais a revolta de militantes que querem o fim dos espaços.

“Vamos encaminhar um ofício a todas as escolas que adotaram essa medida preconceituosa. O documento também será enviado à Liesa (Liga Independente das Escolas Samba do Rio) para que nos ajude a corrigir esse erro absurdo”, destacou o coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, do governo do estado, Cláudio Nascimento.

A reclamação da comunidade LGBT, no entanto, parece não ter encontrado apoio na Liesa. “Não vejo nada de errado em se ter um banheiro para homossexuais. Preconceito seria proibir o desfile de travestis, por exemplo, como previa o regulamento de 1971”, lembrou o diretor Cultural da Liesa, Iran Araújo.

Há 50 anos na Vila Isabel, Dona Beta, diretora administrativa da escola, também defende a manutenção dos banheiros para homossexuais. “Os banheiros começaram a pedido dos próprios homossexuais. Além de ter mais privacidade, eles ainda enfrentam menos filas”, destaca.

Nenhum comentário: