domingo, dezembro 05, 2010

Rede Iberoamericana é criada para enfrentar bullying

03.12.10 - AMÉRICA LATINA


Rede Iberoamericana é criada para enfrentar bullying homofóbico e transfóbico




Tatiana Félix *

Adital -
Após um ano de intenso trabalho de preparação, a Rede Iberoamericana de Educação Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual (RIE-LGBT), foi, oficialmente, criada no último dia 27, em Lima, no Peru. Sua proposta é combater o bullying homofóbico e a transfobia nas escolas, atuando na forma prevenção e erradicação da discriminação determinada pela orientação sexual e identidade de gênero. A Rede é um espaço de defesa dos direitos humanos da diversidade sexual, que promove ações e estratégias de prevenção e com foco no fim deste tipo de discriminação, que afeta estudantes ou professores.  Tem como objetivo criar e fortalecer processos de construção de espaços nas escolas e centros educativos para trabalhar a diversidade e os direitos humanos da população LGBT.
Para desenvolver tais ações a Rede utiliza produtos pedagógicos contra a discriminação que incluem manuais, material audiovisual e outros. Alguns destes materiais elaborados no Chile e no Peru podem ser encontrados também através do site da RIE-LGBT (www.educacionlgbt.org). Além disso, a Rede deve estabelecer alianças com organismos internacionais, de forma a dar visibilidade à questão e fortalecer suas ações. É previsto o desenvolvimento de campanhas de sensibilização para erradicar o bullying e a discriminação existente em torno da orientação sexual ou identidade de gênero.
"O surgimento e a composição da Rede Iberoamericana de Educação LGBT não foi em nenhum caso instantâneo. Foi o resultado de um processo de intervenções ou de incidências concretas contra a homofobia e a transfobia nas aulas executado por organizações que ao decorrer de 2010, intercambiaram experiências para o aperfeiçoamento de nossas respectivas ações", explica a Rede.
Durante o encontro que oficializou a Rede, os coletivos explicaram ainda que para que todo este processo fosse executado foram realizadas reuniões periódicas que teve a concessão da Agência Extremadura de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AEXCID) e a colaboração da Fundação Triângulo Extremadura.
A RIE-LGBT é formada por grupos de cinco países como o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Promsex, do Peru), Colômbia Diversa (Colômbia), Fundação Triângulo (Espanha), Chama-o H (Uruguai) e o Movimento de Integração e Liberação Homosexual (Movilh, do Chile).
Para ampliar e fortalecer sua atuação, a Rede também está presente na rede social Facebook: http://www.facebook.com/pages/Educacion-LGBT/164528933570362.
Para conhecer a RIE-LGBT, acesse: www.educacionlgbt.org
Com informações de Movilh

* Jornalista da Adital

Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=52855

Nenhum comentário: