domingo, dezembro 05, 2010

Ativistas criticam escolha de Ministro


 

NOTÍCIAS ::
Ativistas do Rio de Janeiro criticam escolha de Sérgio Côrtes para Ministério da Saúde
30/11/2010 - 14h50

Segundo o presidente do Centro de Educação Sexual (Cedus), Roberto Pereira, há 3 anos o Estado deixa de executar o Plano de Ações e Metas. O PAM é o documento de programação oficial do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para o planejamento e execução anual de ações de combate a essas doenças nos Estados.

“Espero que o Sérgio ao menos não atrapalhe as ações que estão sendo realizadas pelo Departamento e invista na produção de insumos”, completou Roberto.

O presidente do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro, William Amaral, definiu como uma ‘calamidade’ a situação da saúde no estado. “Os hospitais e as Upas (Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas) estão sem leitos disponíveis”, declarou. Nesta quarta-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, William afirmou que ele outros ativistas vão protocolar uma denúncia no Ministério Público.
"Pela falta de experiência e compatibilidade com o projeto de Dilma, acredito que Sérgio não fique mais de 6 meses no cargo", finalizou.

Sobre o novo ministro

Sérgio Côrtes tem 45 anos e é ortopedista com especialização em cirurgia de quadril. Antes de assumir a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi diretor-geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e médico da seleção masculina de vôlei.

A expectativa de Dilma Rousseff é que o novo ministro implemente projetos de prevenção e atenção à saúde básica, além de manter um olhar sobre a atenção à mulher.


Fábio Serrato

Dica de Entrevista:
Roberto Pereira
Presidente do Cedus
E-mail: cedusrj@yahoo.com.br

William Amaral
Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro
Tel.: (0XX21) 9233-5728

Nenhum comentário: