sábado, novembro 27, 2010

Programação especial para o Dia Mundial de Combate à Aids

TV Brasil exibe documentários inéditos no Brasil e um programa especial dedicado a questões de sexualidade

Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids, no dia 1º de dezembro, a TV Brasil reservou espaço na sua programação para exibir três documentários inéditos na televisão brasileira: Me, Myself & HIV (Eu e a Aids), The Lazarus Effect (O Milagre de Lázaro), e o documentário nacional Positivas, que será exibido no Programa de Cinema de sexta (3).
Também em sintonia com a programação especial sobre a Aids, o Comentário Geral desta quarta (1), propõe uma reflexão sobre o tema do sexo e da prevenção, com entrevistas de especialistas nas áreas de psiquiatria, psicanálise e sexologia.
Entre os documentários exibidos, Eu e a Aids, produzido pela MTV, acompanha a vida de dois soropositivos, uma norte-americana de 25 anos, de classe média, e um jovem africano da Zâmbia, de origem humilde. O Milagre de Lázaro, produção da HBO, mostra a rápida recuperação de quatro africanos infectados pelo vírus da Aids durante tratamento anti-retroviral na Zâmbia.
Na sexta-feira (3), a emissora exibe Positivas, vencedor do Troféu Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio 2010. O filme, dirigido por Susanna Lira, conta a história de mulheres brasileiras infectadas pelos seus maridos infiéis.

Programa-se

Tema Sexo
Apresentação de Luiza Sarmento e Renato Góes
Quarta, às 20h
No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o Comentário Geral entra no ar para falar de Sexo. Luiza Sarmento e Renato Góes falam de forma descontraída sobre o assunto que, se por um lado ainda é tabu, por outro é supervalorizado pela sociedade. Para começar a conversa, o psicólogo Roberto Pereira tira dúvidas sobre a iniciação sexual. Em seguida, o médico sexólogo Amaury Mendes Junior enumera os benefícios e os riscos que envolvem o ato sexual. Um desses riscos é a transmissão de doenças. Psicanalista e presidente do grupo Pela Vida, George de Gouvea fala sobre a luta contra as DSTs. E o programa também ouviu a opinião de vários homens sobre o uso da camisinha.
Há também quem não esteja satisfeito com o próprio gênero. Por isso, desde 2008, o SUS passou a aceitar cirurgias de mudança de sexo. O professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Uerj Miguel Chalub esclarece em quais caso o procedimento é recomendado. Já outras questões sexuais podem ser resolvidas de forma mais simples. O psiquiatra Flavio Gikovate explica o que é uma anorgasmia e fala sobre desejo sexual e impotência.
O programa também aborda várias formas de se encontrar prazer no sexo. O terapeuta holístico e instrutor em artes orientais Fernando Hartmann conta tudo sobre o sexo tântrico e o Kama Sutra. Já a “sexpert” Tatiana Presser relaciona sexo e internet. Ótima para criar um clima, a música também tem a ver com sexo. Autor do livro A história sexual da MPB, o jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour explica melhor esse romance.
Horário: quarta, 19h30.
DOC Especial
Reality Show confronta as realidades distintas de dois soropositivos nos Estados Unidos e na Zâmbia
Quarta, às 20h30
DOC Especial
Documentário mostra o impacto positivo do tratamento anti-retroviral em pacientes
Quarta, às 22h30
Programa de Cinema
Filme-provocação que aborda o assunto tabu de mulheres casadas soropositivas
Sexta, às 23h

Nenhum comentário: