quinta-feira, outubro 07, 2010

Rede LGBT do Interior Fluminense aprova Estatuto, elege Executiva e planeja novas ações.

Criada em Setembro de 2009,  durante o 1º Encontro de ONGs LGBT do Interior, a Rede LGBT do Interior Fluminense irá tornar-se o 1º Fórum LGBT do Estado do Rio de Janeiro constituído e formalizado legalmente. Em Reunião na última terça feira (05/10) Membros da Rede aprovaram o Estatuto e elegeram a Diretoria Executiva da entidade que irá representar os Grupos que atuam na defesa do cidadão LGBT e na prevenção às DST/AIDS nas cidades do interior do Estado.

   Uma chapa única foi apresentada pelos Coordenadores da Rede,  escolhidos em 2009 durante a sua criação , e aprovada pelos mais 20 Membros presentes e 6 Membros “on line” (Membros que acompanharam a Reunião pelo MSN).

   A Executiva aprovada conta com o principal articulador e fundador da Rede -  Cláudio Lemos (Cabo Free – Cabo Frio) como Presidente, Lucio Guimarães (Nobreza – Petrópolis) como Vice Presidente, Jonathan Craveiros (Cores da Vida – Rio das Ostras) Diretor Cultural, Esther Silveira (Arraial Free – Arraial do Cabo) Diretora Financeira e a Drª Olga Neme como 1ª Secretaria.

   Com a aprovação do Estatuto o próximo passo e a formalização legal da nova Entidade que se dera nos próximos dias. No próximo mês uma nova Reunião será convocada para eleição dos Conselhos Fiscal e de Ética.

   Apesar de pouco mais de um ano de sua criação a Rede LGBT do Interior já promoveu importantes ações conjuntas entre as cidades do interior do Estado. Em Setembro de 2009 uma Campanha com o Tema “Juntos Contra a Homofobia - Um mais um é sempre mais que dois” contou com a participação de artistas e celebridades que liberaram o uso de sua imagem em folders de conscientização: a Cantora Leila Maria, a Drag Dimmy Kieer (Dicesar), o Promoter David Brasil e o Carnavalesco Milton Cunha participaram da campanha (Anexo).

   Ainda em Dezembro/2009 uma pesquisa ( Anexo) realizada em 9 municípios traçou o perfil da Homofobia no Interior do RJ. No início de 2010 foi realizado a 1ª Mostra de Cinema LGBT do Interior Fluminense com sessões em 8 diferentes Municípios.

   O principal objetivo da Rede é a união e o fortalecimento dos Grupos do Interior, hoje o Rio de Janeiro conta com mais de 40 Ongs e iniciativas de defesa dos direitos do cidadão LGBT espalhadas de Norte a Sul do Estado.

   Entre as próximas ações programadas estão uma Festa Beneficente com o objetivo de arrecadar alimentos para populações carentes, no dia 11/10 (véspera de feriado) em Cabo Frio na Boite The Box , e uma Campanha de conscientização Pelo Dia Mundial de Combate à Sífilis (23/10) com a participação de vários Municípios.


Maiores informações:

Rede LGBT do Interior Fluminense
Diretor Presidente: Cláudio Lemos – 22 9937-4609  9212-4797
Diretor Vice-Presidente: Lucio Guimarães – 22
Diretor Cultural: Jonathan Craveiros – 22 9931-0062
Diretora Financeira – Esther Silveira – 22 7835-7404  9977-5140
1ª Secretária – Olga Neme – 22  9992-3582

Nenhum comentário: