sexta-feira, outubro 22, 2010

FESTIVAL pela IGUALDADE e LIBERDADE no Paraguai



FESTIVAL pela IGUALDADE e LIBERDADE no Paraguai fez história

No segundo sábado de Outubro, às 10:00 começou o Festival para a igualdade e liberdade no Paraguai, organizado  por SOMOSGAY e con a participaçao do  Centro de Teatro do Paraguai (CEPATE),  Casa da Juventude, e a comunidade homosexual do Paraguai (CHOPA).
Música e arte reivindicou o caráter laico e republicano do Estado paraguaio, observando que os princípios da igualdade e da liberdade não pode ser ameaçada por discursos e manifestações violentas que procuram impor os princípios dogmáticos profundamente obscurantista e fundamentalista, tentando impedir o avanço dos direitos humanos no Paraguai.
Artistas convidados Rolando Chaparro, Hugo Ferreira, Dayana Urunaga, Las Residentas del Rock, Square Pants, MNESIS, DJs ao vivo, entre outros, que compõem o cenário da manhã e início da tarde com a nota que deu voz e ouvir músicas de igualdade para a liberdade.
Estiveram presentes o Senador Liberal Alfredo Jaeggli que mais uma vez prometeu seu apoio ao projeto de lei para permitir o casamento entre pesoas do mesmo sexo, no Paraguai, projeto apresentado por SOMOSGAY.
Dereon umas palabras de apoio a veardora socialista  Rocío Casco, Pachin Centurión do CEPATE e Johana Ortega  do partido País Solidario, que destacou a importância dos princípios constitucionais da igualdade e liberdade são os diretores do debate político no país. Nota de apoio foi recebido do gabinete do Representante Residente em nosso país do sistema das Nações Unidas sobre uma base provisória, o Dr. Ruben Figueroa, que afirma:
“É por  vocês conhecida a posição das Nações Unidas manifestamente
contrária a qualquer termo que viola os direitos  indivíduais e cidadãos  das pessoas em termos de diversidade e igualdade. Especialmente porque os acontecimentos recentes são de conhecimento público com o marco rector pedagogico, Y as derivaçoes negativas que ocorreram, também fomos  claros  sobre o apoio da sua construção em um processo participativo que envolve anos de discussão e enriquecimento das mais diversas posições. 3 dias atrás, assinado com testemunhas de honra o compromisso de agir iniciativas do MEC apoiando a posição política do Estado paraguaio. Quero dizer com isto, o nosso total compromisso com os princípios mais elementares dos direitos humanos, igualdade de gênero, não discriminação, protecção da integridade pessoal.
Desejando-lhe sucesso no mesmo, aproveitar a oportunidade para cumprimentar atemtamente  voces. “

Miguel Angel Dominguez Auad (Petunia), presidente da CHOPA, perguntou onde estavan os pais e mães de todas as parceiras travestis , observando que muitos dos que dizem defender a família, eles se esquecem que os gays, lésbicas e travestis principalmente, témos famílias, que muitas vezes cedeu aos discursos fundamentalistas e homofóbicos, abandonando au seus filhos por causa deles.
Então, e considerando a semelhança das metas e objetivos em comum entre  CHOPA a mais antiga organização LGBT do país e os mais recentes SOMOSGAY, anunciou a formação da Federação LGBT  Paraguaia, a partir do qual a impulsionar uma agenda comum sobre os direitos humanos da cidadania LGBT .
É por isso que SOMOSGAY como fundador da Federação LGBT Paraguaia e integrante do ILGA expresa a sua preocupação com as declarações dadas no evento chamado “Queremos mamãe e papai”, por seus representantes, que entre outras coisas declarou que “Diversas organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas, a OPAS, a OMS e o Banco Mundial estão por trás do ataque às famílias e promove e incentiva a reivindicação dos homossexuais de destruir a sociedade e porque não dizer às crianças também.”
Consideramos que é particularmente grave e preocupante que estas declarações tiveram o apoio de parlamentarios,como a da senadora Ana Maria Acha, que  por miuto tempo foi presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Lamentamos profundamente que en todo o tempo que presidio esta comissão não tenha entendido o verdadeiro valor e alcance da letra da Carta Universal dos Direitos Humanos, o alicerce da nossa Constituição.
Lamentamos e concideramos  ainda mais preocupante que as declarações tão prejudiciais como estás e até acusações mais graves, como a que o “ Ministério da Educação quer comprar a consciência das crianças”, foram aprovados pelo Vice-Presidente, eleito, Federico Franco tempo para fazer as declarações que eles basearam sua rejeição a igualdade dos cidadãos LGBT, distorcendo a Constituição e trair a sua formação como  médico, a sua convicção como um liberal e sua posse como Vice Presidente de todos os paraguaios, independentemente da sua orientação sexual , mostrando uma total incoerência que a nossa organização acredita que e uma clara falha  do poder público que ele investe, para o pleno exercício dos direitos humanos da cidadania lésbica, gays, bissexuais e transexuais do Paraguai.
O sucesso do Festival para a liberdade e a igualdade marca un evento unico na história do Paraguai, e agradecemos a todos os cidadãos que manifestaram seu apoio para a igualdade e liberdade no nosso país, são conquistas que todos nós celebramos.
O Paraguai avanza para a plena igualdade e liberdade. SOMOSGAY procura contribuir para esse desenvolvimento com cidadania democrática e participativa na elaboração.






ORGANIZACIÓN SOMOSGAY
Ñande joja ha rory (Somos iguales y felices)
FEED DE NOTICIAS EN ESPAÑOL: somosgay.org/noticias/info/espanol
FOR RSS READERS: somosgay.org/noticias/info/english

ORKUT: SOMOSGAY
FACEBOOK: SOMOSGAY
TWITTER: SOMOSGAYorg

www.somosgay.org
EL CENTRO SOMOSGAY
Manduvira 367 casi Chile
Telef: (595 21) 446 258
Cel: (595 981) 41 07 29
comunicacion@somosgay.org
Asunción, Paraguay






--
Simón Cazal
Director Ejecutivo - SOMOSGAY
Secretario Gay del Cono Sur -
ILGA LAC
Punto Focal Nacional REDLACVO
Tel (595 21) 44 62 58 Cel (595 981) 410 729Skype: scazal - Web: http://www.somosgay.orghttp://www.ilga.orgDirección: Manduvira 367 entre Chile y Alberdi. Asunción - Paraguay

Nenhum comentário: