quinta-feira, agosto 12, 2010

GGB celebra trinta anos muito bem assumidos

GGB celebra trinta anos e dá prêmio aos amigos e colaboradores

Salvador, quarta-feira, 11 de Agosto de 2010. Por Marcelo Cerqueira e Luiz Mott - www.ggb.org.br

Trinta anos muito bem assumidos é o novo mote do Grupo Gay da Bahia (GGB), para celebrar três décadas de luta. Trinta anos muito bem assumidos, abrindo espaço social e criando condições para que muitos outros homossexuais possam assumir sua real orientação sexual, enfrentando o preconceito e a discriminação. Apesar das poucas garantias que o Estado oferece como estrutura de apoio para o combate à homofobia, muitos LGBT passaram a entender que, quem se assume, tem menos stress e melhor qualidade de vida. Assumir é um estado de espírito, estar bem consigo, com o seu meio social e com a sua sexualidade. Sair do armário é revolucionário e faz bem pra saúde!
O GGB, fundado em 1980, luta há 30 anos pelos direitos dos que divergem da sexualidade imposta à sociedade.

Luta titânica encabeçada pelo professor Luiz Mott em colaboração com Marcelo Cerqueira e demais coordenadores da entidade, Cristiano Santos, Adenilton Gomes, Keila Simpson, Otavio Reis, Oséas Santana, Milena Passos, saudosa memória de Michele Mary. Batalha que continua em escala nacional e internacional reforçada pelo surgimento de novos grupos e lideranças, empenhadas contra tudo e contra todos que tentam negar os direitos fundamentais de seres humanos acusados de um único pecado: amar diferente do estabelecido pela heteronormatividade. O amor, opiniões, escolhas individuais, devem ser respeitadas, princípio elementar do livre arbítrio e de uma sociedade que se pretenda realmente democrática.

Durante esses trinta anos o GGB fez escola, sem nenhuma dúvida. A maior parte de mais de duas centenas de grupos de emancipação homossexual, tiveram influência direta ou indiretamente dessa ação poderosa do GGB em todo Brasil. Em sua longa e vitoriosa história, o GGB manteve sempre duas frentes principais de ativismo: o combate à homofobia, através da denúncia dos crimes de ódio praticados contra a população GLBT e a promoção da saúde sexual dos homossexuais, através especialmente da prevenção da Aids e DSTs. Distribuímos mais de três milhões de preservativos, inicialmente em parceria com a Bemfam, depois com Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia e o Programa Nacional, hoje Departamento Nacional de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Realizamos centenas de conferencias sobre Direitos Humanos em escolas, universidades, terreiros de candomblé, associações comunitárias na Bahia e no Brasil. Através da Editora GGB, publicamos centenas de boletins, folders, cartazes, 12 livros, cartilhas, postais e jornais. Mantemos vivo este site lançado desde 1999, a onze anos de informação, um mundo de informação sobre nossa cultura e estilo de vida ao acesso de todos através da rede de computadores.

Esse trabalho titânico e beneditino foi realizado por muitas mãos e mentes brilhantes, mentes comprometidas com a defesa de nosso povo GLBT. Muitos vieram para esta festa e trouxeram o sol como sinal de vitória, um brilho que nunca se apagará, e como devotos, trouxeram cestos, muitos cestos de alegria para vencer os momentos difíceis, momentos que às vezes agente pensa que nada mudou que tudo continua pior que antes. Mas essa alegria esse sol dos novos faz com que essa luz nunca se apague e a luta continua em cada cato da cidade.

É tomado desse sentimento de alegria e de dever cumprido, com base em tantos anos de heroísmo, tudo isso e muito mais que o Grupo Gay da Bahia vem a público prestar homenagem de trinta anos muito bem assumidos a trinta pessoas e instituições fantásticas que ajudaram a escrever a nossa história, a promover a nossa cultura, saúde, cidadania. Cada um do seu jeito, de sua maneira, com seus saberes, com uma sensibilidade especial e a clarividência de ver através do invisível que o futuro ta bem perto. Falamos de um futuro onde não exista dominados e nem dominadores, onde não haja lugar para o machismo, o racismo e a homofobia e que a felicidade seja tão radiante como propaganda de refrigerante.

Já disse Caetano Veloso o GGB “o orgulho da Bahia!” E agora dissemos nós que o GGB é um Patrimônio Imaterial da Bahia, dos homossexuais e de toda a sociedade “baiense”. Deve ser dever de todos os homossexuais e simpatizantes preservar essa parte de nossa história, ainda muito recente.

A luta continua! a homofobia, esta praga que a cada dois dias assassina um homossexual no Brasil, deve ser combatida por todos nós, LGBT e simpatizantes. Não se pode deixar que o ódio anti-homossexual se instale em nenhum lugar, em nenhum coração, em nenhum canto desse Bahia de todos nós. Homofobia, Fora daqui! Um mundo sem racismo, machismo e homofobia é possível! Viva O GGB. Viva os homossexuais da Bahia. Viva todos aqueles que ajudaram escrever essa historia.

Conheça os trinta agraciados com o Trofèu do Grupo Gay da Bahia

Dramaturga Aninha Franco

Baba Bel de Oxum

Jornalista Biagio Talento

Infect Dr.Carlos Brites - HUPES

Carlos Vilmar Desing

Caso Sério - C. Simões

Saltur - Claudio Tinoco

Dion Diva di Milênio

Ex-prefeito Imbassay

Ministro Juca Ferreira da Cult

Bahiatursa, Emilia Salvador

Lídice da Mata, deputada

Marcos Melo, tropical Night

Moema Gramacho

Nelson Pelegrino, Deputado

Comando da PM Bahia

Cantra Sarajane

Vânia Galvão, vereadora

Dra Tereza Cristina, Defensoria Pública da BA

Jornalista Luiz Francisco

Socorrinho Chaves

Fernanda Bezerra, Possíveis

Delegado Rui da Paz

Médido Pedro Chequer

Prof Ricardo Liper

Inês Dourado, professora

ISC/UFBA

Bar Âncora do Marujo

Tânia Toko, atriz

Valmick Brás

HOMENAGEADOS TROFEU GGB 30 ANOS - Lista nominal


1. Dramaturga Ana Franco,
2. Bar Ancora do Marujo
3. Ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassay,
4. Babalorixa Bel de Oxum,
5. Jornalista Biagio Talento,
6. Ministro da Cultura do Brasil Juca Ferreira ,
7. Medico Carlos Brites – UDAI - HUPES
8. Ator transformista Dion
9. Defensoria Pública do Estado da Bahia Dra. Teresa Cristina
10. Promotora Cultural Fernanda Bezerra
11. Pedro Novais Chequer, ex-Diretor do PN/DST/Aids/MS
12. Professora Dra.Inês Dourado (ISC-UFBA)
13. Deputada Federal e Constituinte Lidice da Mata
14. Jornalista Luiz Francisco,
15. Prefeita de Lauro de Freitas Excelentissima Moema Gramacho,
16. Deputado Federal Nelson Pelegrino
17. Delegado Rui da Paz
18. Profesor Ricardo Calheiros Liper
19. Walmick Brás, empresário GLS
20. Professor Israel Oliveira Pinheiro - APUB
21. Saltur - Cláudio Tinoco
22. Cantora Sarajane
23. Enfermeira Socorro Chaves - Coordenadora DST/Aids
24. Atriz Tânia Toco
25. Boate Tropical Night Club empresário Marcos Melo
26. Diretor Teatral Cláudio Simões
27. Bahiatursa – Emilia Salvador
28. Comando da Policia Militar
29. Carlos Vilmar, Artista Gráfico
30. Vânia Galvão, vereadora ex-presidente do PT municipal

Entrega do Troféu GGB 30 anos


Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quarta-feira dia 8 de setembro de 2010, às 20hs
Apresentação Especialíssima do Corpo de Ballet Rosana Abubakir
Shows performáticos com artistas transformistas e outras atrações

Ballet Rosana Abubakir fará apresentação especial no aniversário de 30 anos do GGB.

Nenhum comentário: