quinta-feira, agosto 19, 2010

FORMALIZAÇÃO DE DENÚNCIA CONTRA A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO JUNTO A SUPERDIR + MOÇÃO DE REPÚDIO DA REDE LGBT DO INTERIOR

Arraial do Cabo, 17 de agosto de 2010

Ofício Nº 32/2010

Ao Governo do Estado do Rio de Janeiro

Á Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos

A/C Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos

C/C/ Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT

Sr. Cláudio Nascimento

Vimos através deste, oficializar denúncia contra a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo pelos seguintes fatos:

Os Grupos Arraial Free e Cabo Free, realizaram uma ação dentro da programação das Comemorações do Mês da Visibilidade Lésbica. Ação esta que estava programada para acontecer no Espaço Cultural Manoel Camargo, que é administrado pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo. O espaço, que deveria ser democrático e para uso da população e de todos os cidadãos e segmentos sociais, foi liberado para abrigar o 1º Colóquio da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Baixada Litorânea e posteriormente para o lançamento do Filme “Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica” do Cineasta Vagner de Almeida (presente ao evento). A solicitação foi feita através de oficio, protocolado no dia 06/08, pelo Grupo Arraial Free e a resposta da direção do Centro (Sr. Taíco) foi positiva. Tendo sido confirmada no dia 13/08 pela manhã e combinado o horário para entrega da chave do espaço. Porém no mesmo dia, às 10:00 h, o Coordenador da Rede LGBT do Interior Fluminense - Sr Claudio Lemos – e também a Srª Esther Silveira (Pres. Do Grupo Arraial Free) receberam uma ligação da Srª Eliza (Diretora Cultural da Prefeitura Municipal Arraial do Cabo) solicitando a confirmação de que o evento seria organizado por “grupos de homossexuais” e, após a confirmação, informou que, por ordem do Gabinete do Prefeito Andinho, o evento estava cancelado.

Após essa triste notícia os Grupos Cabo Free e Arraial Free se dividiram nas missões de arrumar um novo espaço para as atividades e conseguir uma confirmação oficial da Prefeitura de Arraial do Cabo com relação a atitude arbitrária e preconceituosa do Sr Prefeito Andinho. Entramos em contato com o Vice Prefeito Sr. Reginaldo, que informou que estava tomando conhecimento do fato através da nossa ligação. Tentamos contato com a Secretaria de Governo por inúmeras vezes, sem sucesso. Somente por volta das 16:00 h , após inúmeras tentativas no Gabinete do prefeito e na Secretaria de Governo, recebemos da Srª Cleide, responsável pela Secretaria Municipal de Comunicação, a informação oficial de que o PREFEITO ANDINHO HAVIA ORDENADO A PROIBIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL MANOEL CAMARGO PARA EVENTOS ORGANIZADOS POR GRUPOS DE HOMOSSEXUAIS.

No momento da confirmação as integrantes do Grupo Arraial Free improvisaram faixas e cartazes de protesto e se dirigiram a um comício onde estava presente o Sr Prefeito Andinho. Fizeram valer a sua indignação protestando contra essa atitude homofóbica de um gestor público que deveria estar lutando por todos os cidadãos de Arraial do Cabo indiferente de sua orientação sexual. No momento do protesto o Prefeito Andinho declarou, cara a cara, à Presidente do Grupo Arraial Free e suas Diretoras que “Os espaços públicos mantidos pela Prefeitura de Arraial do Cabo estão proibidos de abrir as portas para o Movimento LGBT” e, quando questionado pelas manifestantes e jornalistas presentes sobre a realização da Parada LGBT que esta programada para dia 26 de setembro, declarou que “infelizmente não tenho poder para impedir” vimos então que essa seria a sua vontade.

Ainda, durante a manifestação, alguns partidários do Prefeito rasgaram uma bandeira do Arco-Íris agrediram verbalmente os manifestantes ameaçando-os, caso insistam em realizar a Parada LGBT em 26 de setembro.

O Evento aconteceu no sábado (14/08) e, apesar dos contratempos, foi um grande sucesso. O Colóquio e o lançamento do Filme contaram com a participação de vários LGBTs da Região e do Estado que, junto com as lideranças presentes, caminharam em protesto pelas ruas de Arraial com bandeiras do arco-íris,bolas roxas e faixas. Uma carreata acompanhou o protesto. Buzinando e gritando em coro os militantes chamaram a atenção e ganharam o apoio da população para a causa LGBT.

Esperamos que essa Superintendência tome as devidas providencias a respeito do que relatamos.

Sem mais,

Esther Silveira – Presidenta

Grupo Arraial Free – Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais pela Cidadania LGBT

Membro da Rede LGBT do Interior, do Fórum de ONGs LGBT RJ, Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ, Articulação Brasileira de Lésbicas.

Claudio Lemos – Presidente

Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate a Homofobia

Membro da Rede LGBT do Interior, do Fórum de ONGs LGBT RJ, Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ, Articulação Brasileira de Lésbicas. Do Fórum ONG AIDS, Membro do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT.


______________________________________________________________________



MOÇÃO DE REPÚDIO À PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO RJ

Todos os dias, nós Gays, Lésbicas, bissexuais, Trangêneros, Heterossexuais ou qualquer outra identidade ou gênero que seja, acompanhamos de perto o absurdo que é viver. O quanto é caro sobreviver. Se não bastassem os impostos altíssimos que elevam o preço desde o fubá que muitas das vezes é o único alimento na dispensa de algumas famílias ao carro, à roupa que usamos, ao pente que se penteia os cabelos. Desse imposto que obrigatoriamente pagamos todos os dias quase que para se respirar, são feitas escolas, ou não, são construídas pontes e estradas, ou não, são pagos os salários de quem muitas das vezes finge que governa, que lidera, que cuida de nós, mas não cuida. somos todos Homo Sapiens antes de sermos Homossexuais ou heterossexuais.

Compramos as mesmas vestimentas e nos alimentamos da mesma maneira. Mas parece que nessa política suja, onde nas mesas de reunião somos barganhados como mercadoria, junto com a legalização do aborto e autorização da maconha, não funciona dessa maneira. Somos proibidos de nos reunir, de compartilhar, de comemorar. Cidadãos que possuem título de eleitor, que numa cidade pequena decidem sim quem entra ou quem sai da câmara ou do governo, são limados vergonhosamente dos espaços públicos apenas por serem homossexuais. Que vergonha, é no mínimo triste para não ser no máximo trágico um ocorrido com tal gravidade e intolerância por parte de quem se elege com o voto desse mesmo cidadão. De quem quer andar ao contrário do que caminha toda uma nação. HOMOFOBIA declarada, não estamos falando de preconceito velado, é ESCANCARADO.

Olho no olho o prefeito de Arraial do Cabo BERRA: _ "Os espaços públicos de Arraial do Cabo estão fechados para os Homossexuais, não proíbo a parada Gay porque infelizmente não posso, não vou deixar MINHA cidade virar um ENCONTRÃO GAY " . E nesse mesmo momento seus partidários rasgam a bandeira do arco-íris em frente à toda uma população que cabe numa praça. A mesma praça que ele sobe no palanque para pedir votos de quem quer que seja, levando-se em consideração que a cesta básica que barganha votos não tem identidade de gênero e alimenta quem tem fome. QUE TRISTE, QUE VERGONHOSO, QUE PASSO ENORME PARA TRAS.

Na contramão dessa trilha intolerante e arbitrária, vem o inteligente Prefeito de São Pedro da Aldeia colocando a Parada Gay no site da Prefeitura Municipal e por sua vez, o excelente Prefeito de Cabo Frio incluindo a mesma no Calendário oficial de eventos. É escandaloso o preconceito em Arraial do Cabo.
Uma cidade cartão postal e manchete triste de Jornal, chega de Homofobia Sr. Prefeito Andinho, que governa toda uma cidade, mas protege a um homem só.



REDE LGBT DO INTERIOR FLUMINENSE

Rio de Janeiro - Brasil

Nenhum comentário: