domingo, julho 11, 2010

Lésbicas e mulheres bissexuais reúnem-se na SuperDir para debaterem o mês que as celebra


Na última terça-feira (6/7), o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudio Nascimento, se reuniu com lésbicas e mulheres bissexuais, representantes da sociedade civil e ONGs para delinearem as atividades do mês da Visibilidade Lésbica, celebrada em agosto.

No ano passado, foram realizadas 18 atividades durante os 11 dias de celebração, que culminou na 1ª Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ, em Copacabana. Este ano, com o intuito de entrar para a agenda fixa do Estado, o evento vai seguir a mesma linha e pretende ganhar mais adeptas do que em 2009.

“O Governo do Estado do Rio de Janeiro apoia a programação pela visibilidade lésbica e de mulheres bissexuais por entender que tem a obrigação institucional de atuar para o combate a todo tipo de discriminação, principalmente aquela que vem de todos os lados, como gênero e orientação sexual. E se a mulher for negra, o preconceito ainda se agrava”, afirma o Superintendente Estadual de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, responsável pelo programa governamental Rio Sem Homofobia, que se encontra em processo de implantação.

Breve história do Dia da Visibilidade Lésbica

Em 29 de agosto de 1996, lésbicas de várias regiões do Brasil reuniram-se para participar do I Seminário de Lésbicas. O evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e organizado pelo Coletivo de Lésbicas do RJ (Colerj) com apoio de outras organizações. Foi nesta ocasião que ficou decidido que o dia 29 de agosto passaria ser o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.


Diego Cotta
Target Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: