quinta-feira, julho 29, 2010

CARTA PÚBLICA À UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS


Do dia 25 a 27 de julho de 2010, aconteceu o 11º Encontro Nacional de Estudantes de Escola Técnica, em Natal, RN, organizado pela UBES. Fui convidado a participar do Debate sobre LGBT nas Escolas, a qual ocorreu na tarde de segunda-feira dia 26. Certamente, pelas minhas experiências pedagógicas, aguardava a espontaneidade própria dos estudantes secundaristas no que se refere a temas polêmicos. O que eu não esperava era do quanto o tema sobre Diversidade Sexual poderia atrair tantos estudantes interessados, entre os quais a presença significativa de jovens heterossexuais. A beleza da atividade se deu pela autonomia e empoderamento dos inúmeros estudantes gays que se fizeram presentes – curiosos em acompanhar o debate e contribuir com suas experiências no cotidiano escolar. Também estudantes heterossexuais, sem se preocuparem em ter suas orientações questionadas, fizeram questão de acompanhar a atividade e se inteirar do debate sobre Diversidade Sexual. Nesse contexto e com esse público, a atividade não poderia ser melhor: a atenção dispensada por eles durante a palestra, a vontade e curiosidade expressa em seus rostos e a participação com questões, intervenções e posicionamentos sobre o tema no momento em que se abriu o debate, mostrou a importância e a necessidade de se abordar a temática da Diversidade Sexual não somente para professores de Ensino Médio e Fundamental, mas também e principalmente para estudantes secundaristas. Após o término da atividade, alguns insistiram em continuar discutindo comigo sobre questões gerais, mostrando o quanto a nossa juventude militante tem sede de conhecimento.

Por isso, quero publicamente cumprimentar a direção da União Brasileira de Estudantes Secundaristas pela responsabilidade e compromisso de fazer acontecer esses espaços de discussão em seus eventos, bem como agradecer pelo convite e confiança em me colocar nessa responsabilidade. Destaco o empenho e o comprometimento do Diretor LGBT da UNE Denilson Alves, presente e responsável pela atividade, cujos esforços nos espaços da UJS, da UNE e da UBES tem feito com que essa temática seja abordada de modo qualitativo e determinante. Como membro do PCdoB, o comprometimento deste jovem tem sido exemplar na medida em que leva a discussão para dentro de seu grupo político e, com isso, ganha adeptos dentro e fora de seu partido na luta contra a homofobia e pelos Direitos da população LGBT.

Por fim, em 2002, quando, na greve da USP, propus a criação do primeiro grupo estudantil a debater Diversidade Sexual nos fóruns do Movimento Estudantil – grupo PRISMA – a intenção era de conseguir aliados, independente da orientação sexual, que entendessem a luta contra homofobia como uma luta de todos. Após oito anos passados, ao participar de um evento como o ENET, vejo que essa proposta tem ganhado espaços e adeptos, desenvolvendo a discussão e a reflexão, inclusive em Fóruns Nacionais do Movimento Estudantil Secundarista. Obviamente, a ocorrência disso deve ao comprometimento de militantes que, a despeito das diferenças partidárias, têm convergido para transformar a luta contra o homofobia e pelos Direitos LGBT numa luta suprapartidária, porque humana, porque necessária e porque urgente. Por isso, parabenizo a Direção da UBES e o Diretor LGBT da UNE por esse comprometimento e essa realização da qual tive o privilégio de participar.

Dário Neto – Membro fundador do grupo PRISMA – DCE – USP e membro do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual do município de São Paulo.

Nenhum comentário: