sexta-feira, junho 18, 2010

HIV já infectou 10,5% da população masculina gay maior de idade, aponta pesquisa

BRASÍLIA - Estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde mostrou que em dez das maiores cidades brasileiras a presença do vírus HIV é de 10,5% entre a população masculina homossexual com mais de 18 anos. O número aponta que o risco de transmissão da Aids neste grupo é bem maior do que no restante da população - entre os homens brasileiros de todas as faixas etárias e orientações sexuais, com idade entre 15 e 49 anos, o índice de soropositivos é estimada em 0,8%.

Ainda de acordo com o levantamento, os gays fazem mais sexo casual, mas usam camisinha na mesma proporção que os heterossexuais, o que ajuda a explicar o maior risco de transmissão.

Os dados revelam também que os homossexuais são mais escolarizados. Dos 3.610 homens que responderam ao levantamento, 52,2% possuem 11 anos ou mais de escolaridade. Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade (PCAP), de 2008, mostra que, entre os homens em geral esse índice é de apenas 25,4%. Entre eles, o maior percentual varia de 4 a 7 anos de estudo (40,1%).

A pesquisa foi feita nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Não há dados segregados para cada município. O critério de participação foi possuir 18 anos ou mais, e ter tido ao menos uma relação sexual com homem nos últimos 12 meses. Foram incluídos não só os homossexuais que assumem a sua orientação sexual.

Globo on line

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/06/17/hiv-ja-infectou-10-5-da-populacao-masculina-gay-maior-de-idade-aponta-pesquisa-916907195.asp

Nenhum comentário: