sábado, setembro 22, 2012

Manifestantes LGBT protestam contra apoio de empresário a Russomanno

http://asridiculas2.blogspot.com.br/2012/09/manifestantes-lgbt-protestam-contra.html

Coletivo realiza ato hoje (22) à noite em frente à casa noturna gay The Society, que na semana passada sediou evento a favor do candidato do PRB, que contou até com a presença de pastor líder da Igreja Universal.

Neste sábado (22), às 22h, militantes LGBT protestam em frente à casa noturna The Society, um dos principais estabelecimentos voltados para o segmento, localizado na região central conhecida como “Baixo Augusta”. Convocado por um grupo intitulado como Comissão Suprapartidária LGBT, o ato ocorre em repúdio ao suposto apoio do empresário André Almada à candidatura majoritária da coligação “Por uma nova São Paulo”, encabeçada pelo PRB, tendo Celso Russomanno como postulante à prefeitura.

No último dia 14, Almada – que é o proprietário do Grupo The Week, do qual integra a The Society – promoveu no local um evento fechado em apoio à candidatura de Russomanno, reunindo diversos empresários do setor GLS, estilistas e lideranças políticas que compõe a chapa, como o candidato a vice Flávio D’Urso (PTB), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o presidente nacional do PRB e coordenador da campanha, Marcos Pereira.

O fato só veio à tona nesta quinta-quinta (20), quando imagens do evento postadas no perfil de Campos Machado circularam Facebook. Nas fotos, Almada aparece abraçado com o candidato, sentado ao lado dele e das demais personalidades no palco e também fazendo a fala de abertura.


Contradições

Um empresário apoiar determinado candidato não causaria tamanha repercussão nas redes, exceto pelo detalhe de que o PRB é notoriamente reconhecido como braço político da Igreja Universal do Reino de Deus e forte opositor dos avanços legislativos que visam garantir a cidadania e equiparação de direitos da população LGBT. O próprio Marcos Pereira é pastor licenciado da Igreja e, por diversas vezes, foi responsável por propagar discursos homofóbicos, assim como mentiras a respeito do Projeto Escola Sem Homofobia – alcunhado de forma pejorativa como “kit gay” – em seu blog pessoal.

Os manifestantes ressaltam que Russomanno, através da mídia, também já se posicionou contrário as principais reivindicações do movimento LGBT nacional, como a criminalização da homofobia e a aprovação do casamento igualitário para pessoas do mesmo sexo.

Diante das diversas reações negativas, o Grupo The Week divulgou uma nota na qual esclarece que Almada é filiado ao PTB e defende que o espaço foi aberto para que “o candidato se apresentasse à classe (sic) LGBT”. “Além disto, sua visita a um clube gay, com a presença de personalidades e empresários do meio, inclusive o próprio Almada, mostra o comprometimento do candidato com o público, caso seja eleito”, prossegue o comunicado.

Porém, chama a atenção o fato de que, em vez de procurar diálogo com o movimento LGBT ou entidades representativas para a apresentação de suas propostas, o candidato líder nas pesquisas de intenção de voto sai na contramão e escolhe justamente um seleto grupo do setor privado. Soma-se a isso que tanto a figura física quanto a jurídica de André Almada esteve identificada com o ativismo pela causa, se não bastasse, por diversas vezes usou de sua influência econômica e social para difamar e boicotar grupos de militância, incluindo a própria Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), a fim de favorecer seus interesses pessoais (conforme pode ser conferido na matéria “Arco-Íris de intrigas”, publicada na revista Veja São Paulo em 13 de junho de 2012).


Mobilização

Juntamente com a convocação para a manifestação, está sendo divulgada uma petição online e uma carta aberta direcionada ao empresário, exigindo esclarecimentos sobre o que foi tradado na reunião, tendo em vista que o próprio Almada a descreveu como sendo de interesse geral da população LGBT. “André Almada, empresário do ramo de Entretenimento voltado ao Público LGBTT declara apoio a Celso Russomano, candidato notoriamente homofóbico e afilhado de Maluf e Edir Macedo”, alerta trecho do documento, que pode ser conferido na íntegra aqui: http://migre.me/aOo4A.


A Comissão Suprapartidária LGBT é composta por integrantes dos setoriais e simpatizantes de diversos partidos – como PMDB, PSDB, PSOL e PT, entre outros – além de integrantes do movimento organizado, ativistas independentes e conta com o apoio da APOGLBT.

A The Society fica na Rua Marquês de Paranaguá, 329 – esquina com a Rua Augusta, na altura do número 353. Os manifestantes recomendam que os demais participantes levem, se possível, cartazes e faixas com palavras de ordem contra a homofobia e em defesa da laicidade do Estado. Mais informações podem ser conferidas na página do evento no Facebook:https://www.facebook.com/events/104832309674296/.


SERVIÇO

Manifestação em repúdio ao apoio do Grupo The Week ao Celso Russomanno

Sábado, 22 de setembro, às 22h
Em frente à casa noturna The Society (Rua Marquês de Paranaguá, 329,Consolação)
Mais informações no página do evento no Facebook:https://www.facebook.com/events/104832309674296/.


Atendimento à imprensa,

Nenhum comentário: