A peça assinada pelo 'Fórum Pernambucano Permanente Pró Vida' foi publicada na edição desta segunda do 'Folha de Pernambuco'
Da Redação
Um anúncio publicado na edição de segunda-feira (3)
do 'Folha de Pernambuco' tem causado indignação em todo o país e tem
sido alvo de crítica nas redes sociais. A peça, que é uma campanha do
Fórum Pernambucano Permanente Pró Vida (FPPPV) chamada "Pernambuco não
te quer", coloca a palavra 'homossexualismo' ao lado de 'pedofilia',
'prostituição' e 'exploração sexual de menores'.
Segundo o site do grupo que criou o anúncio, a
campanha ataca de frente a exploração do turismo sexual no estado.
"Nesta campanha, a organização se manifesta abertamente contra
comportamentos e atitudes anticristãs como a pedofilia, a prostituição, a
exploração sexual de menores e a proliferação do homossexualismo",
acrescenta o texto.
Ele faz referência à campanha da Prefeitura de
Recife para atrair turistas para a cidade, chamada "Recife Te Quer". A
prefeitura da capital pernambucana divulgou uma nota de esclarecimento,
em que lamenta o anúncio publicado, o qual "desrespeita frontalmente o
público LGBT, apropriando-se indevidamente do conceito de uma marca
construída pela gestão municipal ao longo dos últimos anos, o "Recife Te
Quer"".
Ainda em nota, a prefeitura reforça que "o posicionamento homofóbico da instituição responsável pelo anúncio não reflete a realidade vivenciada pelos turistas que nos visitam. O Recife é reconhecidamente um destino friendly e não compartilha com qualquer ato de homofobia [...] Por último, deixamos um recado para todas as cores, religiões, opções e diversidades: o Recife te quer sempre".
Diante da repercussão provocada pelo anúncio, o Folha de Pernambuco manifestou-se nesta terça-feira (4) em sua página no Facebook. "Erramos! Pedimos desculpas e garantimos que tal episódio não se repetirá. Sobre o anúncio publicitário do instituto Pró-Vida publicado na edição de segunda-feira, 3 de setembro de 2012, a Folha de Pernambuco afirma que seu conteúdo de forma alguma reflete a opinião do jornal, cuja prática sempre foi a de divulgar e promover todas as ações que esclarecem e propagam a tolerância e o respeito aos direitos humanos [...] Reconhecemos como dever assegurar o respeito ao próximo e não tolerar qualquer tipo discriminação, seja ela racial, religiosa ou sexual".
A causa também foi abraçada pela boate GLS soteropolitana 'San Sebastian'. O estabelecimento divulgou, em seu perfil no Facebook, uma peça com a frase "A Bahia te quer" e as palavras 'diversidade', 'liberdade' e 'respeito'.
Ainda em nota, a prefeitura reforça que "o posicionamento homofóbico da instituição responsável pelo anúncio não reflete a realidade vivenciada pelos turistas que nos visitam. O Recife é reconhecidamente um destino friendly e não compartilha com qualquer ato de homofobia [...] Por último, deixamos um recado para todas as cores, religiões, opções e diversidades: o Recife te quer sempre".
Diante da repercussão provocada pelo anúncio, o Folha de Pernambuco manifestou-se nesta terça-feira (4) em sua página no Facebook. "Erramos! Pedimos desculpas e garantimos que tal episódio não se repetirá. Sobre o anúncio publicitário do instituto Pró-Vida publicado na edição de segunda-feira, 3 de setembro de 2012, a Folha de Pernambuco afirma que seu conteúdo de forma alguma reflete a opinião do jornal, cuja prática sempre foi a de divulgar e promover todas as ações que esclarecem e propagam a tolerância e o respeito aos direitos humanos [...] Reconhecemos como dever assegurar o respeito ao próximo e não tolerar qualquer tipo discriminação, seja ela racial, religiosa ou sexual".
A causa também foi abraçada pela boate GLS soteropolitana 'San Sebastian'. O estabelecimento divulgou, em seu perfil no Facebook, uma peça com a frase "A Bahia te quer" e as palavras 'diversidade', 'liberdade' e 'respeito'.
Resposta do fórumEm uma matéria publicada
no portal Terra, o diretor do Fórum Permanente Pernambuco Pró-Vida
(FPP-PV), Márcio Borba, se posicionou sobre a polêmica. "Lutamos pelo
nosso direito de opinião, pelo direito de nos expressar a respeito do
que queremos para o nosso Estado", disse Borba.
Segundo o diretor, a palavra 'homossexualismo' como parte do anúncio não tem o propósito de julgar a opção sexual das pessoas, mas somente lutar para que isso não seja mais um incentivo ao turismo sexual em Pernambuco. "A nossa luta é contra o turismo sexual, seja ele de origem hetero ou homossexual, pois a partir dele é que são desencadeados a prostituição, a pedofilia, exploração de menores e o aborto. No caso da campanha, tratamos o homossexualismo apenas como qualquer outro apelo originário do turismo desse tipo, sem nenhuma intenção discriminatória", afirmou à publicação.
Ao portal Terra, ele também disse que não teme as acusações de homofobias em relação ao anúncio. "Estamos absolutamente tranquilos. Responderemos a qualquer ação que seja feita. Não desejamos isso, mas não tememos. Nossa campanha teve o crivo de advogados e tem como objetivo a liberdade de pensamento, de culto e de religião. Se chegar à Justiça, estremos lá", finaliza.
Segundo o diretor, a palavra 'homossexualismo' como parte do anúncio não tem o propósito de julgar a opção sexual das pessoas, mas somente lutar para que isso não seja mais um incentivo ao turismo sexual em Pernambuco. "A nossa luta é contra o turismo sexual, seja ele de origem hetero ou homossexual, pois a partir dele é que são desencadeados a prostituição, a pedofilia, exploração de menores e o aborto. No caso da campanha, tratamos o homossexualismo apenas como qualquer outro apelo originário do turismo desse tipo, sem nenhuma intenção discriminatória", afirmou à publicação.
Ao portal Terra, ele também disse que não teme as acusações de homofobias em relação ao anúncio. "Estamos absolutamente tranquilos. Responderemos a qualquer ação que seja feita. Não desejamos isso, mas não tememos. Nossa campanha teve o crivo de advogados e tem como objetivo a liberdade de pensamento, de culto e de religião. Se chegar à Justiça, estremos lá", finaliza.
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