quarta-feira, julho 11, 2012

Seminário Internacional de Póliticas Públicas, Sexualidade e Cidadania O Contexto da Política Sexual Global Hoje






Acadêmica visitará a sede do programa e ministrará a palestra “O Contexto da Política Sexual Global Hoje”. Dia 12, às 14h30. Entrada franca.
A renomada professora de História do Centro de Estudos de Pós-Graduação da City University of New York (CUNY), Dagmar Herzog fará uma visita à sede do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, localizada no 7º andar do prédio da Central do Brasil, no próximo dia 12. O encontro faz parte da Conferência sobre Políticas Internacionais, Sexualidade e Violência LGBT, realizada pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com o Consulado Geral dos Estados Unidos.
“A professora Herzog é uma grande referência internacional quando pensamos a relação entre sexualidade e política. É uma honra recebê-la na sede do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, principalmente, por podermos trocar experiências e conversar sobre teoria e prática na implantação de políticas públicas voltadas para LGBT. Antes de sua palestra, gestores e técnicos que atuam na área de Direitos Humanos da Secretaria também poderão conversar com ela e assim produzir conhecimento sobre o tema”, explica o superintendente e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.
PROGRAMAÇÃO:
09h – 10h – Café de boas vindas: com o Secretário Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH, Antônio Claret, a Subsecretária de Estado da SEASDH, Maria Célia Pucu; a Subsecretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração da SEASDH, Gecilda Esteves e o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos – SUPERDIR/SEASDH, Cláudio Nascimento Silva.

10h – 12h – Reunião de Trabalho: “Políticas Públicas em Direitos Humanos: Gênero e Orientação Sexual”.

12h – 14h30min – Intervalo para almoço.

14h30min – 18h – Seminário Internacional Políticas Públicas, Sexualidade e Cidadania LGBT.
Abertura: Cláudio Nascimento, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH; Regina Henriques, Sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ; e Sara Mercado, Adida de Imprensa do Consulado dos EUA.
Conferência: “O Contexto da Política Sexual Global Hoje”: Dagmar Herzog, Professora do Centro de Pós-Graduação, City University of New York.
Debate: Sérgio Carrara, Professor Associado do CLAM – IMS-UERJ/LIDS; Adriana Baltazar, Psicóloga e Pesquisadora Associada do Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE/IMS; Júlio Moreira, Presidente do Grupo Arco-Íris; Cláudio Nascimento, Superintendente da SEASDH.
_________
Dagmar Herzog é Professora de História do Centro de Estudos de Pós-Graduação da City University of New York (CUNY), onde detém a Cátedra Daniel Rose.  Formou-se summa cum laude em Ciência Política e Literatura Francesa pela Duke University, e obteve seu mestrado e doutorado em História pela Brown University.  Antes de ingressar na CUNY, lecionou nas universidades de Brown, Michigan State, e Northwestern.   Foi também Andrew W. Mellon Fellow na Harvard University e membro do Instituto de Estudos Avançados da Princeton University.  Suas áreas de especialização incluem: história política e intelectual da Europa moderna, política sexual no contexto global, identidade sexual, estudos de gênero, revolução sexual, homosexualidade, estudos do Holocausto e genocídio, história da religião, história da psiquiatria e psicoanálise, teoria da história e metodologia da pesquisa.

É autora dos livros “Sexuality in Europe: a Twentieth-Century History” (“Sexualidade na Europa: uma História do Século XX”, Cambridge University Press, 2011), “Sex in Crisis: the New Sexual Revolution and the Future of American Politics” (“Sexo na Crise: a Nova Revolução Sexual e o Futuro da Política Americana”, Basic Books, 2008), “Sex after Fascism: Memory and Morality in Twentieth-Century Germany” (“Sexo após o Facismo: Memória e Moralidade na Alemanha do Séculos XX”, Princeton University Press, 2005), dentre outros.  Alguns de seus livros foram traduzidos para o alemão e o japonês.  Dagmar Herzog é também editora e co-editora de seis antologias, e autora de mais cento e cinquenta artigos acadêmicos, publicados em periódicos especializados, anais de conferências ou como capítulos em coletâneas, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Hungria.


Informações para a imprensa:

Márcia Vilella | Diego Cotta


Assessoria de Comunicação - SuperDir/SEASDH


Tels.: 21 2284-2475 | 8158-9692 | 8097-5558




Diego Cotta
Jornalista | MTB: 31781/RJ
Target Assessoria de Comunicação
21 2234 9621 | 2284 2475 | 8097 5558

www.target.inf.br



--
DISQUE CIDADANIA LGBT - 0800-0234567

Nenhum comentário: