terça-feira, fevereiro 14, 2012

O Globo: Ministério veta vídeo de homens gays na campanha do Carnaval


Jovens gays são alvos de campanha contra HIV

03.02.2012
Clique para Ampliar
AGÊNCIA BRASIL
Padilha disse que uma das novidades da campanha de prevenção à Aids deste ano será um produto específico ao grupo de travestis
A campanha tem como tema "Na empolgação rola tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua"

Rio de Janeiro. O aumento no número de casos de Aids em jovens gays com idade entre 15 a 24 anos fez o Ministério da Saúde focar sua campanha de prevenção à doença no Carnaval nesta faixa etária, segundo o ministro Alexandre Padilha.

A campanha deste ano tem como tema "Na empolgação rola tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua", que começou a ser veiculada na mídia nacional ontem.

"Escolhemos o público alvo da campanha de acordo com a maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, sífilis, hepatites virais, que podem ser transmitidas pelo sexo inseguro", disse Padilha.

"Há uma necessidade também de reforçar a campanha junto ao público jovem que está usando menos camisinha, segundo nossas pesquisas. O Carnaval tem muitas relações eventuais e casuais. O público jovem em geral também é um foco", acrescentou o ministro da Saúde.

Segundo dados do ministério, entre 1998 e 2010 a incidência de casos de Aids entre homens homossexuais cresceu 10,1 por cento, contra uma queda de 20,1 por cento na população heterossexual da mesma faixa etária.

Uma das novidades da campanha de prevenção à Aids no Carnaval deste ano será um produto específico ao grupo de travestis. Pela primeira vez, o ministério vai produzir um material de campanha específico para esse grupo. "Vamos aproveitar a campanha para reforçar a luta contra o preconceito", declarou Padilha.

Maiores carnavais

O Ministério da Saúde vai realizar ainda nos maiores Carnavais do país exames instantâneos de HIV. Estarão disponíveis cerca de 3,5 milhões de testes rápidos de HIV, segundo Padilha.

"Temos cerca de 250 mil pessoas com Aids que não sabem que são portadores da doença", disse o ministro, acrescentando que o teste terá duração de 15 a 20 minutos. O governo federal pretende distribuir no Carnaval de 2012 70 milhões de preservativos em todo o Brasil.

No ano passado, foram 80 milhões. Padilha ressaltou que o estoque das cidades e Estados era menor do que este ano. "Estamos enviando para os estados 70 milhões de camisinhas para completar o estoque de cidades e Estados, que é de 140 milhões. São mais de 200 milhões de camisinhas que podem ser distribuídas no Carnaval", finalizou o ministro.

Depois do Veto da Presidencia da República:
 

Ministério veta vídeo de homens gays na campanha do Carnaval

O vídeo foi divulgado apenas durante algumas horas no site do Programa de Aids

 
BRASÍLIA - O Ministério da Saúde determinou ao Programa de Aids, da própria pasta, que retirasse da internet o vídeo institucional com filme com cenas de uma relação homossexual entre dois homens, que seria exibida para a campanha do Carnaval. Nas imagens, dois rapazes são apresentados numa boate, trocam carícias e são alertados por uma fada a usarem preservativo.
O filme, segundo material de divulgação do Programa de Aids do Ministério da Saúde, deveria ser exibido em TV e na internet. Estava disponível no site do programa desde sexta-feira, mas foi retirado do ar. O ministério informou na quarta-feira que o vídeo não deveria ter sido divulgado na internet e que será exibido apenas em espaços fechados frequentados por homossexuais. O vídeo oficial, com logotipo do Ministério da Saúde, está sendo distribuído nas redes sociais.
Entidades e movimentos questionam a não exibição do filme na TV aberta.
Trecho do release do programa de Aids sobre a exibição deste filme, de outros, em TV:
"Os filmes a serem transmitidos pela TV e internet apresentam situações em que os públicos-alvo da campanha – homens gays jovens e um casal heterossexual – encontram-se prestes a ter relações sexuais sem camisinha. Em ambos os filmes, surgem personagens fantasiosos – uma fadinha, no caso do filme do casal gay, e um siri, no do casal heterossexual – com uma camisinha."


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ministerio-veta-video-de-homens-gays-na-campanha-do-carnaval-3916357#ixzz1luQf24sq 
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: