quarta-feira, janeiro 11, 2012

Jogador de vôlei Michael acredita que ajudou a diminuir a homofobia no esporte


Jogador de vôlei Michael acredita que ajudou a diminuir a homofobia no esporte
O jogador de vôlei Michael, do Vôlei Futuro, que sofreu manifestações homófobicas da torcida do Cruzeiro durante a Superliga em abril do ano passado, falou novamente sobre o assunto em entrevista ao jornal esportivo "Lance!".

Para quem não se lembra, o jogador foi chamando de "bicha" pela torcida enquanto jogava. Quase um ano após o ocorrido, Michael acredita que a repercussão da história ajudou a inibir as ofensas vindas da arquibancada.

"Sempre vai ter uma, duas, três pessoas que vão fazer essa brincadeira, como sempre teve. Mas não vou brigar com duas pessoas em um ginásio, não vou deixar isso influenciar meu jogo. Estamos no século 21, as pessoas estão mudando, mas ainda terão alguns que não vão crescer", declarou Michael.

O atleta também disse que nunca tinha precisado se assumir até o fato, já que sempre tratou da sua sexualidade de maneira particular. "Aonde vou, todos falam que adoraram minha atitude. Isso realmente contribuiu para dar um passo muito grande para que isso não aconteça mais, pois isso pode machucar alguém. Acho que as pessoas vão pensar antes de agir dessa forma. O esporte em geral é muito machista. Isso contribui para as pessoas pararem e pensarem sobre esse tipo de torcida", diz o meia de rede.

O jogador também entregou que até hoje nunca namorou ninguém e nem se relacionou com alguém do meio esportivo. "Até por ser gay e ter medo de alguma retaliação, sempre mantive minha vida particular muito minha. Tem gente que se esconde. Não que eu esteja discriminando quem se esconde", disse o jogador.

http://acapa.virgula.uol.com.br/lifestyle/jogador-de-volei-michael-acredita-que-ajudou-a-diminuir-a-homofobia-no-esporte/1/16/15504

2 comentários:

Anônimo disse...

Geralmente no trabalho, nas ruas e até na familia somos motivos de homofobia através de gestos e comentários. Dias atrás vi no seu facebook algumas dicas no sentido que devemos sempre confrontar, argumentar, não ficarmos em silêncio, tem como você deixar no blog de forma permanente tais orientações. O seu blog é muito bom.

Anônimo disse...

Achei, que por na lateral direita do blog, agradecido, Danadinho:

DÊ BANDEIRA TODA HORA: FAÇA APOLOGIA DA HOMOSSEXUALIDADE!DÊ BANDEIRA TODA HORA: FAÇA APOLOGIA DA HOMOSSEXUALIDADE!
1] nunca esconda que é homossexual, a não ser se a revelação representar algum risco ou ameaçar sua segurança

2] contradiga e corrija qualquer afirmação ou opinião homofóbica,

3] seja solidário a outros LGBT quando vítimas de qualquer discriminação ou ameaça e estimule outros homossexuais a se assumirem mais

4] dê bandeira para que todos saibam que é homo: diga sempre “nós, gays (LGBT)...”, “vocês heteros”... Fale sempre positivamente sobre a homossexualidade

5] ande de mão dada com seu namorado, beije e faça carinho em público desde que não corra riscos, ouse mais!

6] não leve desaforo para casa quando for discriminado, desconstrua as falas e insultos homofóbicos

7] perante crianças e adolescentes, dê bandeira ainda mais visível para que saibam que somos homossexuais e que existe essa alternativa de vida

8] escreva sempre para os jornais e internet contradizendo opiniões homofóbicas

9] adote postura, poses e gestos que revelem a olho nu que é homossexual

10] dê bandeira toda hora! Afinal, fazer proselitismo do que é natural, saudável, ético e legal também é política contra a caretice patriarcal e estratégia contra o machismo e homofobia!

Luiz Mott