«Garota ou garoto, meu sexo não é meu gênero» em Arte: a
entrevista da realizadora
Publicado por Yannick Barbe | Dans LSF,Télé
Domingo, 23 de
outubro, às 22h50, em Arte, não perca sobretudo Garota ou garoto, meu sexo
não é meu gênero, um documentário apaixonante assinado Valérie Mitteaux. De
Paris a San Francisco, passando por Barcelona e New York, a realizadora traça o
retrato de quatro trans’ FtM que testemunham de seus
percursos.
A palavra é
livre, rica, variada: uma verdadeira felicidade enquanto que a
polêmica sobre a «teoria do gênero» nos manuais escolares alimentada pelos
guardiões da ordem moral e heteronormativa (Christine Boutin, da Direita popular
& companhia.) é sempre atual.
Nós pedimos a
Valérie Mitteaux, a realizadora, para nos dizer mais sobre seu filme. A guisa de
ilustração, ela nos fez chegar uma foto d’ela criança (ver abaixo), quando ela
era «um pouco tomboy» – um clichê que poderia muito bem figurar no nosso
blog Já, tão
pequeno… La classe, quoi.
Valérie Mitteaux,
infante.
O que a levou
a abordar as questões de gênero nesse documentário? Eu era um pouco tomboy criança e mais tarde,
perto dos 20 anos, eu tive uma sorte de revelação, a de ser nem mulher, nem
homem, de estar em um tipo de terreno vago do gênero. Eu digo «revelação», por
que este pensamento tinha um caráter de auto-verdade. Veio de um dado
fundamental de minha personalidade. Eu não tive o desejo de modificar meu
aspecto físico. Eu somente me deixei ir por meu próprio gênero, sem necessidade
de me colar une etiqueta. O que para mim significa se libertar do fato que os
Outros esperam de você um certo tipo de comportamento em função de sua
assignação de nascença. E pois obrigado! No conjunto vivemos sempre, na França
em particular, em sociedades muito sexistas e o que esperamos das pessoas
nascidas de sexo feminino, não é verdadeiramente nem agradável, nem
criativo!
E depois,
numerosos anos mais tarde, via Wendy Delorme, amiga muito querida, eu encontrei
Lynn Breedlove, que tinha se autoproclamado «homem». A liberdade com a qual ele
vive seu gênero revelou em mim a problemática. Eu desejei fazer um filme. Tanto
que Lynnee, para além das questões de gênero, é uma pessoa formidável de humor,
de inteligência, é um filósofo do cotidiano pleno de amor. Em seguida eu
encontrei Rocco Kayatos, Kaleb depois Miguel Missé, todos três igualmente
poderosos, alegres e orgulhosos do que eles são.
Você fez a
escolha de só entrevistar trans’ FtM, porquê? Por que o desejo de fazer esse filme parte de minha
experiência pessoal. É sempre um ponto de partida para mim quando eu penso em
uma nova ideia de filme. Falar do que conhecemos, o que sentimos profundamente
me parece ser uma chave de entrada essencial. Em seguida eu quis que o filme
tivesse uma dimensão feminista. E fortemente eu creio compreender a alucinação
que representa o fato de viver os privilégios do masculino, a consideração
suplementar imediata que ganhamos por ser percebidos no masculino, quando viemos
do gênero oprimido. Isso tem de repente um caráter incontestável. E isso me
parece ser uma maneira de provocar os cliques nos espíritos, tão bem entre
certas mulheres que estimam, por engano segundo eu, que o feminismo é uma luta
obsoleta para os homens que, pela maior parte, não têm qualquer consciência dos
privilégios dos quais eles gozam. Ou que preferem fazer como se eles o
ignorassem. Abandonar esses privilégios sendo frequentemente alguma coisa que
fazemos a contragosto!
Você fez
igualmente a escolha de não se limitar a testemunhos realizados na França. Por
quê? O filme se articula em torno das
quatro pessoas centrais, Lynnee, Rocco, Kaleb e Miguel. Encontramos também a
intervalos regulares um grupo de garotos trans’ parisienses em torno de Kaleb.
Eu desejei que isso formigace, que não tivéssemos o sentimento assistindo ao
filme que esse tipo de percurso é raríssimo. É também uma maneira de mostrar que
podemos ser trans’ FtM como o desejarmos, se autoproclamar como Lynnee, se fazer
operar ou não, tomar hormônios ou não, em suma que há tantos gêneros quanto
indivíduos. Eu quis também que o olhar do espectador neófito fosse confrontado a
estéticas diferentes, que ele não saia do filme com uma ideia estereotipada das
pessoas trans’ FtM e que a multiplicidade dos intervenientes fosse que não fosse
mais dentro da observação do «mais ou menos masculino», «mais ou menos
feminino», mas apenas pessoas que se sentem bem por que elas são justamente
endereçadas por elas-mesmas.
Uma das
passagens mais fortes do documentário, são as discussões corridas entre vários
transboys que você conseguiu captar. A gente sente uma palavra bem livre e que a
gente ouve muito pouco na televisão. Era o objetivo? Sim, o que é forte é de uma parte que eles falam sem
temor de seus cotidianos, de coisas bem concretas. Mas também que eles não estão
de acordo sobre tudo. Eu quis a todo preço evitar a cerca comunitária ou o lado
sectário, no sentido primeiro de «sector». Um deles reivindica seu ideal, «uma
mulher, une casa, um carro», ele sabe que seus seis camaradas vão zombar dele,
mas ele assume. Um outro no fim do filme tem uma sorte de revelação em
live, sobre o fato de que sua experiência pessoal lhe abre o espírito,
que ele tem um olhar sobre o mundo «mais amplo».
Pessoalmente eu me bato contra as veleidades de normalização
ou de ideias todas feitas sobre o que deveria ser um ou uma homossexual, e aqui
da mesma forma sobre uma imagem monolítica do transgenderismo. Dentro do
espírito de Christine Delphy que demonstra magistralmente em seu livro
Classer dominer. Qui sont les autres? que é sempre a maioria que decide
pela minoria como ela deve ser e se comportar. Mais uma vez, nós estamos aqui
com indivíduos antes de estar com trans’. E nós somos todos os frutos de camadas
superpostas de dados, nossas histórias familiares, nossas origens, étnicas,
sociais… Cada indivíduo é uma soma de complexidade.
Qual é o testemunho que te mais tocou? Eu tenho
bastante carinho e interesse por cada um dos intervenientes do filme. Mas eu
creio precisamente que em termos de complexidade, e adoro a passagem em que
Lynnee reivindica seu direito a se comportar como um Americano médio, com sua
parte de blagues colegiais um pouco pesadas. Aí também, isso abre o campo no
sentido em que isso não é por que você é trans’, que você está restrito a ser um
indivíduo exemplar e perfeito. Bem, com um pequeno bemol concernindo a relação
às mulheres. Lynnee diz em uma entrevista que eu não utilizei que ser sexista ou
violento com as mulheres, quando somos uma mulher biológica e que passamos para
o masculino, é para ele uma traição. Eu acrescentaria que é uma ausência total
de cultura política e de solidariedade.
Seu documentário é difundido enquanto que uma polêmica
acontece sobre a «teoria de gênero» nos manuais escolares. Qual é seu sentimento
sobre essa polêmica? Isso atesta de uma parte da confusão ainda corrente
entre sexo e gênero. Eu escuto comentários de corredores que compreendem que
vamos confrontar as crianças à sexualidade, à orientação sexual e que podemos
bem deixa-las em paz com essas questões as quais elas poderão refletir mais
tarde. Enquanto que se trata, sobretudo, com toda evidência, de liberá-las da
agonia de ser talvez diferentes e também de fazê-las refletir sobre as
desigualdades homem/mulher ainda fortemente presente. E depois eu não gosto
dessa ideia da criança pura e não sexual. Há uma sexualidade das crianças,
evidentemente. As crianças têm pulsões. Bem seguramente esse discurso incomoda
pelo fato da recrudescência de casos pedófilos. Mas enfim está claro que não há
mais pedofilia hoje do que antes. Os casos aparecem, enquanto que antes os
abafávamos tão bem que mal, é isso.
Além disso, eu penso que há ainda uma decalagem perniciosa
entre a abertura de espírito dos cidadãos e o dos políticos. Os políticos partem
sempre do princípio que seus concidadãos são reacionários, que eles têm medo que
a sociedade mude, pela razão simples de que sua preocupação essencial é sua
reeleição e a manutenção de seus poderes. Começamos, por exemplo, a ver
documentários sobre os filhos adolescentes que foram criados por pais de mesmo
sexo. Quando eu ouço um ado criado por duas mulheres, sua mãe biológica e sua
amiga, dizer «hoje eu tenho uma namorada. Mas é certo que se amanhã eu tiver uma
atração por um garoto, isso não será para mim um problema», eu me digo que
avançamos e que a heteronorma acabará bem por
quebrar.
O documentário (que será em seguida visível no Arte +7) faz parte de uma
soirée Tema intitulada Novo gênero, que compreende
igualmente a difusão às 20h40 de Victor Victoria, a obra-prima de Blake
Edwards.
Fotos DR
Nenhum comentário:
Postar um comentário