terça-feira, dezembro 27, 2011

Cinco jovens gays relatam agressão dentro do Metrô em SP

 http://saopaulo.gay1.com.br/2011/12/cinco-gays-sao-agredidos-em-metro-na-av.html


Incidente aconteceu por 10 minutos nesta quarta (21), dizem as vítimas.
Seguranças do Metrô teriam desencorajado jovens a procurarem polícia.

Renato Jakitas

Cinco jovens gays dizem terem sido agredidos por um grupo de cerca de dez homens dentro de uma estação do Metrô em São Paulo na noite desta quarta-feira (21). O incidente aconteceu, segundo eles, na plataforma da Estação Consolação da Linha 2-Verde, por volta das 23h40. De acordo com os jovens, a agressão durou cerca de dez minutos.

Em nota, o Metrô informou que identificou dois suspeitos, mas como as vítimas não quiseram registrar boletim de ocorrência, anotou os dados dos envolvidos e, em seguida, todos foram liberados. Ninguém foi preso.

Para os agredidos, no entanto, os agentes de vigilância do Metrô demoraram a prestar socorro ao grupo e, quando o fizeram, desencorajaram os jovens a procurarem a polícia.

“Eles chegaram muito depois do começo da agressão e, quando chegaram, nos disseram que, caso procurássemos a polícia, não daria em nada, era perda de tempo. Que seria a nossa palavra contra a dos caras que nos bateram e pronto”, conta o representante comercial Diego de Souza, de 24 anos, que chegou a perder os sentidos após levar um chute no rosto.

Segundo relatos dos jovens agredidos, eles retornavam de um barzinho localizado na esquina da Rua Peixoto Gomide com a Rua Frei Caneca, em Cerqueira César. Quando desciam pela escada rolante da Estação Consolação no sentido da plataforma, notaram comentários jocosos vindos de um grupo maior que estava posicionado atrás deles, também descendo pela escada.

Ao alcançarem o nível da plataforma, os xingamentos se intensificaram, de forma direta.

“Estava de mãos dadas com meu namorado. Foi quando um rapaz surgiu do nada e começou a nos xingar e a perguntar porque estávamos olhando para ele, sendo que a gente não estava fazendo isso”, conta Vinícius Alves Matias, estudante de 20 anos.

“Um dos nossos amigos, então, pediu para o rapaz parar com aquilo. Falou: ‘cara, segue o teu caminho que a gente seguirá o nosso’. Foi quando começou a confusão”, lembra Vinícius Alves Matias, estudante de 20 anos.

Na tarde desta quinta-feira (22), três dos jovens agredidos, incentivados por amigos por meio de uma rede social, decidiram procurar a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Um inquérito foi instaurado.

Até 11h desta sexta-feira (23) o Metrô não havia sido solicitado a entregar as imagens da câmera de segurança para que a polícia possa apurar a história.

Segundo o site G1, não conseguiu contato com a equipe do Decradi para obter informações sobre o caso. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também não tinha informação sobre o andamento do inquérito na manhã desta sexta.
Em 23 de dezembro de 2011 22:33, João <joao@vanblad.com.br> escreveu:
 
Não podemos saber se não fizeram nada. Mas eram 10 contra 5, e dois pra cada um não é brincadeira, ainda mais se as pessoas são pegas de surpresa. E sério, gente: estamos criticando as vítimas? Não era pra tascar o pau nos agressores?

Nenhum comentário: