sexta-feira, setembro 09, 2011

Ministério da Saúde ofertará teste rápido de HIV no Rock in Rio sem pré-aconselhamento presencial. Ativistas querem impedir açãoMinistério da Saúde ofertará teste rápido de HIV no Rock in Rio sem pré-aconselhamento presencial. Ativistas querem impedir ação

Durante o Rock in Rio 2011, festival de música que ocorrerá no Rio de Janeiro entre setembro e outubro, o Ministério da Saúde vai ofertar o teste rápido de HIV sem o pré-aconselhamento presencial. Essa etapa do processo será realizada por meio de vídeos veiculados na sala de espera. Para ativistas do movimento social de combate à aids, a iniciativa é absurda.

A informação sobre ação no Rock in Rio foi divulgada pelo representante do Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro, Willian Amaral, na abertura do Encontro Regional de ONG/Aids do Sudeste. O evento começou nesta quinta-feira, dia 18, e segue até sábado em Volta Redonda (RJ).

Para Willian, a situação representa a banalização da aids. “Considero uma violação dos direitos humanos. Se a idéia for levada adiante, precisamos encontrar um meio de impedir que ela se concretize", disse.

O aconselhamento antes do teste consiste em informar o usuário sobre o procedimento do exame, fornecer apoio educativo, informativo e emocional, além de avaliar os riscos de infecção.

“É extremamente preocupante fazer o teste e não ter retaguarda. Só o pós- aconselhamento é insuficiente”, avaliou Américo Nunes, representante do Instituto Vida Nova, de São Paulo. ”O vídeo não cumpre a função de apoio emocional”, completou.

Cida Lemos, integrante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, engrossa o coro das pessoas que são contra o pré-aconselhamento sem a presença de um profissional. "Se veicular vídeos resolvesse, não haveria pessoas infectadas. Muitos de nós, que vivemos com HIV, tivemos acesso a informações", disse.

De acordo com Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, a iniciativa é um retrocesso. "Vai na contramão do que a sociedade civil e o próprio governo pregam, um aconselhamento de qualidade."

Flexibilização

O coordenador da área de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ivo Brito, explicou que o que haverá é uma flexibilização do aconselhamento. “A mesma estratégia foi utilizada recentemente em um congresso da União Nacional dos Estudantes e em uma ação com caminhoneiros", argumentou. "Caso o resultado do exame seja positivo, haverá o aconselhamento pós-teste individualizado."

A coordenadora estadual de DST/Aids do Rio de Janeiro, Denise Pires, afirmou que apesar de algumas adaptações necessárias para a realização do teste no local, todas as etapas necessárias para uma ação de qualidade estão garantidas. "Teremos profissionais experientes que darão suporte antes do teste às pessoas que precisarem", declarou.

Uma das limitações da campanha de teste rápido de HIV no Rock in Rio será o espaço físico destinado ao serviço, que tem pouco mais de 40 metros quadrados. "O fluxo de pessoas terá que ser controlado", explicou a coordenadora.

Nos 6 dias do festival de música, o público estimado é de pelo menos 600 mil pessoas.

Sobre o Encontro

O Encontro Regional de ONG/Aids (Erong) do Sudeste é uma realização dos Fóruns de ONG/Aids do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Ao longo de três dias, estão sendo realizados debates com o objetivo de criar propostas a serem discutidas no Encontro Nacional de ONG/Aids, em novembro, e indicar ativistas para diferentes comissões e conselhos. Cerca de 130 pessoas participam do evento.

Nenhum comentário: