quarta-feira, agosto 10, 2011

Coletânea de faixas raras expõe pioneira militância de Leci Brandão na causa GLS


POR MAURO FERREIRA
Rio - Telespectadores jovens de ‘Insensato Coração’, novela que põe em discussão a homofobia, não imaginam que, em 1977, outra novela da TV Globo, ‘Espelho Mágico’, projetou em sua trilha sonora ‘Ombro Amigo’, música em que Leci Brandão se dirigiu aos gays que viviam no armário. ‘Ombro Amigo’ é uma das 18 músicas da coletânea ‘O Canto Livre de Leci Brandão’. O CD repõe em foco a pioneira militância da sambista pelo respeito à diversidade sexual.

GRAVAÇÕES VÃO DE 1976 A 1981
Como expõe o pesquisador Rodrigo Faour no texto escrito para o encarte da compilação, que reúne 18 gravações feitas pela artista entre 1976 e 1981, muitas músicas de Leci Brandão falavam explicita ou implicitamente do direito pela liberdade sexual.

“Meu partido eu não nego / Mas você é do lado oposto / Questão de gosto”, relativiza Leci, por meio de metáfora, no samba-jazz ‘Questão de Gosto’, faixa-título de seu álbum de 1976. ‘Assumindo’, ouvida na coletânea em gravação inédita de 1980, é mais explícita na abordagem, citando ‘Ombro Amigo’. Já ‘Chantagem’ expõe caso em que uma pessoa assume sua homossexualidade para outra e é chantageada por isso.

Editada pela Universal music, a coletânea ‘O Canto Livre de Leci Brandão’ está repleta de músicas de tom gay. São os casos de ‘Essa Tal Criatura’, música que chegou a fazer sucesso em 1980, e de ‘Deixa, Deixa’, ouvida em registro inédito, também de 1980. Naquela época, o canto de Leci Brandão foi de fato livre e defendeu os gays com bravura.

Nenhum comentário: