sábado, julho 30, 2011

ÚLTIMAS: FIFA nos ouviu

Caro Antonio,
Juntos, nós conseguimos chamar atenção da FIFA – o órgão regulador do futebol mundial – durante a Copa do Mundo Feminina. Mais de 45 mil de nós, de todos os cantos do mundo, exigimos que a FIFA tomasse uma providência contra a homofobia na liga e investigasse as alegações de que a treinadora da Nigéria estava chutando lésbicas do time.
Nossas reclamações deram início a uma comoção que foi sentida por todo lado, dos Estados Unidos à Europa e à África. Reportagens sobre nossa campanha apareceram na ESPN, na revista The Advocate (EUA), no BBC World Service, no The Vanguard da Nigéria e em outros veículos de mídia muito influentes no mundo inteiro.
A FIFA percebeu e logo começou uma campanha de controle de danos.
Na semana passada, mais de 50 apoiadores da causa juntaram-se debaixo de muita chuva em Frankfurt, na Alemanha, para a semifinal do evento. A ideia era ter certeza de que nossas vozes fossem ouvidas pelos chefões da FIFA, em um evento que foi coberto pelos dois maiores jornais da Alemanha.
Deu certo! A FIFA – pela primeira vez em todos os tempos – soltou um comunicado condenando explicitamente a homofobia no futebol. Obrigado! Com esta campanha, nós mandamos um sinal para a comunidade internacional de que homofobia e ódio não serão tolerados no esporte.
Mas também houve decepções. Em vez de lançar uma investigação de verdade sobre as declarações e ações da treinadora Uche, a FIFA acreditou em seus desmentidos – apesar de ela ter feito as mesmas declarações cheias de ódio em março e julho deste ano para diversos órgãos de mídia respeitados no mundo inteiro.
Agora, com o fim da atenção da mídia na Copa do Mundo Feminina, nós temos uma decisão importante para tomar sobre o futuro desta campanha e precisamos saber sua opinião.
Como a FIFA depende de apoio financeiro de seus patrocinadores, como a Coca-Cola e a Adidas, eles podem ter grande influência sobre a instituição. Então queremos saber: você faria parte de uma campanha que pressionaria os patrocinadores da FIFA a exigir uma invetigação sobre as ações da treinadora Uche?
Sim, quero fazer parte de uma campanha para pressionar os patrocinadores da FIFA. Não, acho que a gente deveria deixar o caso de lado por enquanto, mas monitorar a situação e futuros casos de homofobia na liga.
Obrigado,
Aaron, Andre, Erika, Guillaume, Jeremy, Joseph, Nita, Oli, Prerna, Tile, Wesley e o resto do time da All Out
 
P.S. Veja uma amostra da cobertura da imprensa que recebeu nossa camanha:
“Protesto planegado para seminfinais da Copa do Mundo Femenina”
ESPN.com, 12 de julho de 2011 (Inglés)
www.espn.go.com/espnw/news-opinion/6762842/commentary-flash-mob-protest-planned-tomorrow
“Protesto contra a Homofobia no Futebol da Copa do Mundo Femenina,”
Revista Ms. 12 de julho de 2011 (Inglés)
www.msmagazine.com/blog/blog/2011/07/12/newsflashmob-protest-homophobia-at-womens-soccer-world-cup
“Petição dá um pontapé à homofobia no futebol,” Gay New Zeland. 27 de
junho, 2011. (Inglés)
www.gaynz.com/articles/publish/3/article_10533.php
A All Out está colocando em contato muita gente de cada canto do planeta e todas as identidades – lésbicas, gays heteros, transgêneros e tudo no meio e além – para construir um mundo em que cada um viva livremente e seja aceito pelo que é.
Nosso endereço é:
Purpose Foundation
224 Centre St
New York, NY 10013 Copyright © 2011 AllOut.org, All rights reserved.

Nenhum comentário: