sexta-feira, junho 10, 2011

TV GLOBO VETA MAIS UM BEIJO GAY EM NOVELA

"O beijo entre Eduardo e Hugo não depende da minha vontade", diz Ricardo Linhares, autor de "Insensato Coração"

Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marco Damigo) estão cada vez mais próximos em "Insensato Coração". Depois de terminar seu namoro com Paula (Tainá Müller), Eduardo  começa a sair com o professor. Eles vão ao cinema, saem para jantar e passeiam juntos por uma livraria. Mas um dos autores da trama, Ricardo Linhares, ainda não sabe se a novela da Globo vai ter o primeiro beijo entre dois homens. "O beijo entre Eduardo e Hugo não depende da minha vontade. É uma questão institucional, da emissora", disse Ricardo por e-mail.

O ator Rodrigo Andrade entende que seu personagem tomará um rumo importante na trama. "Estou achando essa história genial. Eduardo e Hugo vão ter uma responsabilidade social muito grande. Os relacionamentos homossexuais são comuns nos dias de hoje", diz o ator.

Vale lembrar que em "América", um  beijo entre os personagens de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegou a ser gravado, mas não foi exibido. O mesmo aconteceu mais recentemente, na série "Clandestinos - O Sonho Começou".  Luiz Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, justificou o veto à exibição de um beijo gay no seriado em uma carta enviada como resposta a um questionamento de Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A cena gravada do beijo, que deveria ter ido ao ar no episódio de 9 de dezembro de 2010, mostra o ator Hugo (Hugo Leão) cumprimentando seu amigo e diretor Fábio (Fábio Henriquez) com um beijo na boca.
Na carta de resposta, datada de 3 de fevereiro de 2011, o diretor alega que "emissora entende que a classificação estabelecida pelo Ministério da Justiça para a programação televisa não se limita a ser indicativa, uma vez que efetivamente proíbe a veiculação de programas que apresentem conteúdos considerados “sensíveis”, fora das faixas horárias determinadas, e que, inclusive, substitui o poder parental, uma vez que não há a possibilidade de que os pais autorizem a exibição para seus filhos, como ocorre no cinema para sessões de filmes classificados”.

Procurada pela equipe de reportagem do portal UOL, a Central de Comunicação da Globo diz que
a emissora mantém sua posição quanto à exibição do beijo gay.

Eduardo (Rodrigo Andrade), finalmente, vai perder o medo e se declara a Hugo (Marcos Damigo) em ‘Insensato coração’. O rapaz vai à faculdade e pede para conversar com o professor. Os dois saem da sala e entram no carro de Hugo. A conversa é bem franca:
Hugo — Edu... Eu tô muito feliz de você ter vindo aqui. Surpreso e feliz. Depois daquele dia lá na sua casa, achei que não ia te ver mais.
Eduardo — Eu até tentei não te procurar, mas não parava de pensar em você.
Hugo — Você quer dizer que...?
Eduardo — Só a sua amizade não me basta. Eu quero você, Hugo, quero ser seu amigo também, claro, mas não é só isso. Eu quero mais.
Hugo — Eu também quero mais, muito mais...
Os dois vão ao motel. A porta se abre. Hugo entra seguido por Eduardo, que está um pouco desconfortável, sem saber como agir.
Eduardo — Não sei o que me deu, eu tô cheio de coisa pra fazer, claro que eu avisei que ia me atrasar, mas...
Hugo vai abraçar Eduardo, este se desvencilha.
Eduardo — Foi mal, Hugo. Acho que eu preciso de mais um tempo... Será que dá pra gente ir bem devagar?...
Hugo — Quem tá com pressa?... Eu te entendo, já estive nesta situação.
Eduardo — Indeciso?...
Hugo vai até o frigobar, pega e abre duas cervejas, estende uma a Eduardo.
Hugo — Cê não tá indeciso, Edu. Não tem nada a ver com tomar uma decisão, mas com aceitar o que é natural pra você.
Eduardo — Foi complicado pra você... da primeira vez?
Hugo — Eu não era tão encanado quanto você. Mas cê vai ver que logo você vai relaxar. Você confia em mim?
Eduardo — Confio.
Hugo faz um leve carinho no cabelo de Eduardo, que sorri.

3 comentários:

Anônimo disse...

É o fim do mundo, agora tudo se faz parecer natural nessa pouca vergonha da televisão brasileira.

Anônimo disse...

É fim do mundo mesmo nessa porra...

De disse...

Acredito que o mundo etá muito mais receptivo ao homossexualismo, eu adoro pessoas, amo seres humanos e não importa qual a sexualidade delas. Torço muito para o beijo deles e que seja visto como algo completamente normal para todo mundo.
Afinal "WE ARE FREE" !