quinta-feira, junho 02, 2011

NOTA PÚBLICA da Articulação de Mulheres Brasileiras

Natal, 30 de Junho de 2011,

NOTA PÚBLICA da Articulação de Mulheres Brasileiras
        EM FAVOR DA LIBERAÇÃO DO KIT EDUCATIVO ESCOLA SEM HOMOFOBIA

No contexto das comemorações do Dia Internacional GLBT e da convocação, pelo Governo Federal, da II Conferencia Nacional GLBT, torna-se no mínimo incongruente o veto da presidenta Dilma ao material educativo ESCOLA SEM HOMOFOBIA.
É reconhecido amplamente que a discriminação e o preconceito contra população GLBT ,   que muitas vezes se faz de forma violenta, é prática corrente na sociedade brasileira e portanto apresenta-se também nas escolas, levando ao desrepeito e promovendo a prática do bulling no ambiente escolar. Esta situação impõe sofrimento a milhares de adolescentes e jovens com sérios prejuízos para sua formação, justo no momento de suas vidas onde mais precisam de apoio e acolhimento.
Nós integrantes da Articulação de Mulheres Brasileiras - organizada em 23 estados brasileiros na forma de núcleos, articulações, redes e fóruns estaduais de dezenas de organizações de mulheres feministas - vimos a público nos somar às muitas manifestações dos movimentos sociais contra este veto.
ALERTAMOS que o material pedagógico, ao longo de sua produção,  foi analisado e aprovado por distintas organizações: Ministério da Justiça, Conselho Federal de Psicologia, UNESCO e UNAIDS,  União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e teve uma moção de apoio aprovada pela Conferência Nacional de Educação.

DENUNCIAMOS a manipulação grosseira de informação  praticada pelos oponentes dos direitos humanos e das liberdades democráticas, que fazem circular informações incorretas e vídeos falsos apresentados como se fossem parte deste KIT pedagógico.
EXIGIMOS a apuração e punição dos responsáveis pela produção intencional e divulgação proposital de informações falsas a este respeito;
ESPERAMOS que o governo da Presidenta Dilma não recue da defesa dos direitos humanos, e não ceda mais uma vez diante da chantagem e do obscurantismo dos setores religiosos fundamentalistas que, desde a campanha eleitoral de 2010, vem sendo parte da cena política brasileira.
 REINVIDICAMOS a liberação do material pedagógico com a totalidade de seu teor, já minuciosamente avaliada e aprovada.
                       

Articulação de Mulheres Brasileiras

Nenhum comentário: