sexta-feira, maio 27, 2011

Material sobre KIT Educativo do ESH

o Projeto Escola Sem Homofobia. Entendo que o projeto (definição básica), trata-se de um ‘norte’ para os gestores(as), educadores(as) poderem dialogar sobre as nuances da sexualidade com adolescentes.

Anexo documento oficial e os vídeos para esclarecimento e conhecimento de todos:

1º documento: Conheça Mais sobre o Projeto Escola Sem Homofobia

“O Projeto Escola Sem Homofobia, apoiado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/SECAD), tem como objetivo “contribuir para a implementação do Programa Brasil sem Homofobia pelo Ministério da Educação, através de ações que promovam ambientes políticos e sociais favoráveis à garantia dos direitos humanos e da respeitabilidade das orientações sexuais e identidade de gênero no âmbito escolar brasileiro”.

Este documento é assinado pelos grupos abaixo:
ABGLT - Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, bissexuais Travestis e Transexuais

2º documento: Situação Problema que JUSTIFICA a realização do Projeto Escola Sem Homofobia
"
 Estudos publicados nos últimos cinco anos vêm demonstrando e confirmando cada vez mais o quão a homo-lesbo-transfobia (medo ou ódio irracionalmente às pessoas LGBT) permeia a sociedade brasileira e está presente nas escolas. A pesquisa intitulada “Juventudes e Sexualidade”, realizada pela Unesco no ano 2000 e publicada em 2004, foi aplicada em 241 escolas públicas e privadas em 14 capitais brasileiras. Segundo resultados da pesquisa, 39,6% dos estudantes masculinos não gostariam de ter um colega de classe homossexual, 35,2% dos pais não gostariam que seus filhos tivessem um colega de classe homossexual, e 60% dos professores afirmaram não ter conhecimento o suficiente para lidar com a questão da homossexualidade na sala de aula.
"
Para mais pesquisas sobre as questões LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Trangeneros), clique aqui!

Kit de material educativo Escola sem Homofobia

Trata-se de um conjunto de instrumentos didático-pedagógicos que visam à desconstrução de imagens estereotipadas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e para o convívio democrático com a diferença, contribuindo para:

O Kit é composto de:

- um caderno
- uma série de seis boletins (Boleshs)
- três audiovisuais com seus respectivos guias
- um cartaz
- cartas de apresentação para o/a gestor(a) e para o/a educador(a).

Audiovisuais:

1º de 3 filmes Oficiais do Kit = Probabilidade, clique aqui!
2º º de 3 filmes Oficiais do Kit =Torpedo, clique aqui!
3º º de 3 filmes Oficiais do Kit =Encontrando Bianca, clique aqui!

 OBS, a descrição de cada item do kit esta no 1º documento Conheça Mais sobre o Projeto Escola Sem Homofobia.

Aproveito para divulgar a edição 39(2011) da revista "Educar em Revista' publicada pela UFPR, cujo o assunto é: Processos formativos e saberes para a Escola sem homofobia. Clique aqui!
Para acessar outras revistas entre no Sistema Eletrônico de Revistas da UFPR, clique aqui!

Ainda, material divulgada na Revista Carta Capital dia 23 de março de 2011, título: O Bê-á-bá para conviver com a diversidade sexual, escrita por Tory Oliveira, clique aqui!

E TCC - O uso de informação como forma de amenizar preconceitos acerca da homossexualidade. Orientador: Prof. Dr. Oswaldo F. Almeida Junior.

Nenhum comentário: