quarta-feira, maio 25, 2011

"Desabastecimento de antirretrovirais é falta comprometimento do governo", afirma o ativista Jorge Beloqui, durante o programa Cidadania em Destaque, na AllTV

De acordo com Beloqui, um dos objetivos do levantamento é registrar historicamente os momentos em que as pessoas vivendo com HIV/aids ficaram sem os antirretrovirais por problemas de desabastecimento.

O ativista destacou que os únicos prejudicados com a falta dos medicamentos são pessoas soropositivas. "Não consigo imaginar como um médico diz ao seu paciente que precisa mudar o esquema terapêutico porque a droga está em falta, uma vez que esse fármaco já se adaptou ao organismo do paciente", acrescentou.

O estudo apontou que uma das justificativas mais comuns quando ocorre a falta de um medicamento é a mudança de governo. "Até o dia 17 de maio o governo de São Paulo não tinha comprado o maraviroque, antirretroviral usado por pacientes que já tiveram resistência a outros medicamentos, porque o governo mudou."

Produção de Medicamentos

Outro assunto que foi destaque nesta manhã foi a produção de antirretrovirais. Questionado sobre a produção das drogas, o ativista disse que tanto nas indústrias privadas quanto nas públicas há problemas com a produção. "Não dá para depender apenas de um fabricante, pois quando um tiver com problema na produção, o outro pode dar conta da demanda", afirmou.

Para não faltar mais medicamentos, o ativista sugeriu que o governo aumente o estoque estratégico. "Quando acontecer algum problema com os laboratórios ou atrasos de contrato, o governo vai estar preparado para enfrentar possíveis desabastecimentos", disse.


Programa Cidadania em Destaque

É produzido pelo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e veiculado aos domingos, das 11h as 12h, no site
www.alltv.com.br


Talita Martins
Agência de Notícias da Aids

Nenhum comentário: