segunda-feira, abril 18, 2011

sobre a série "Macho Toys"

por Fábio Carvalho, domingo, 17 de abril de 2011 às 08:20
A série de trabalhos Macho Toys, do artista carioca Fábio Carvalho, surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero e sexualidade, em particular nas culturas ocidentais machist...as, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças, e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas; bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos.
Macho Toys n° 24
21 bonecos e flores de plástico, pires de porcelana, adesivo termoplástico de etileno vinil acetato, fita dupla-face de espuma de poliuretano, suporte metálico para prato de parede.
2010 | dimensões totais: 90 x 185 cm

Esta divisão em dois mundos muito distintos, mesmo que não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade destas crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’1.

Macho Toys n. 25
boneco e flores de plástico, pires de porcelana, adesivo termoplástico de etileno vinil acetato
2010 | 35 (v) x 24 (h) x 20 (p) cm
Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o operário e o executivo bem sucedido. Nesta exposição são apresentados trabalhos do primeiro grupo: o território militar.
Forget Me Not – nº 04
impressão a laser | tiragem de 10
2011 | 42 x 29,7 cm

A série Macho Toys opera na superposição e no conflito entre os estereótipos de masculinidade e virilidade, e elementos atribuídos tradicionalmente ao feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, os scrapbooks vitorianos e a decoupage.
Dos que partem, aos que ficam (Santuário das Ninfas II) – nº 36
reprodução de fotos tiradas por soldados partindo para a I Guerra Mundial, decalques florais à base d'água, verniz mordente, folha de ouro
2010 | 30 x 24 cm
 saiba mais, e veja imagens dos trabalhos:
http://issuu.com/fabiocarvalho2105/docs/machotoys?mode=embed

portfolio do artista Fábio Carvalho:
http://www.fabiocarvalho.art.br/

------------
1 PINTO, Tatiane de Oliveira; LOPES, Maria de Fátima. Brincadeira no espaço da rua e a demarcação dos gêneros na infância. Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;7(2):861-885, jul.-dic. 200

Nenhum comentário: