sábado, abril 02, 2011

Paulo Teixeira quer unir ativistas e governo em reuniões da Frente Parlamentar HIV/Aids

 

http://pauloteixeira13.com.br/2011/03/paulo-teixeira-quer-unir-ativistas-e-governo-em-reunioes-da-frente-parlamentar-hivaids/

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) participou na manhã deste domingo do Programa Cidadania em Destaque, produzido pelo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e transmitido pelo canal de TV na internet AllTV. Um dos coordenadores da Frente Parlamentar de HIV/Aids, Paulo disse que irá propor encontros mensais entre ativistas, representantes do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e integrantes da Frente para discutir regularmente os interesses das pessoas vivendo com HIV e aids.
“Hoje, a Frente acaba agindo mais em situações de emergência”, disse o deputado. “Precisamos levar para a pauta do Congresso assuntos sobre as DST/Aids com mais frequencia”, acrescentou.
Um dos temas a ser discutido nessa primeira reunião, na opinião de Paulo Teixeira, deve ser o licenciamento compulsório dos medicamentos que compõem o coquetel antiaids. “Vamos propor que não haja também patente para os antirretrovirais de segunda linha”, disse.
Hoje, grande parte dos medicamentos que integram a primeira linha do tratamento da aids são mais antigos e não protegidos por patentes, mas os de segunda linha – usados quando os de primeira linha já não têm mais o efeito esperado no tratamento – ainda são importados e mais caros por ainda estarem no período de patente.
O parlamentar criticou a recente falta do medicamento Atazanavir. “Como houve mudança de ministros, deve ter ocorrido alguma bobeada jurídica do Ministério da Saúde que atrapalhou a compra e a distribuição do medicamento”, comentou.
Entre as principais demandas da sociedade civil junto à Frente Parlamentar de HIV/Aids está a aprovação do projeto de Lei 6124, de 2005, que criminaliza a discriminação das pessoas com HIV.
O Programa Cidadania em Destaque é apresentado pelo Presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, e vai ao ar todos os domingos, às 11h.
(Da Agência de Notícias da Aids)


Nenhum comentário: