segunda-feira, março 28, 2011

Rio, Ministério Público recebe comitiva que luta contra a tuberculose no Estado.

MPRJ recebe comitiva que luta contra o avanço da tuberculose no Estado



O Subprocurador-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Leonardo Chaves, recebeu, nesta quarta-feira (23/03), comitiva liderada pelo Presidente da Frente Parlamentar pela Luta Contra o HIV/Aids e a Tuberculose da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT). Acompanhado por representantes dos movimentos sociais de luta contra a tuberculose e Aids, Palmares pediu o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no combate a essas doenças.

“O nosso maior interesse agora é fazer com que o Estado entre nesta luta, e isso pode acontecer por meio do fortalecimento de alianças”, afirmou Leonardo Chaves. Gilberto Palmares também apresentou dados sobre a tuberculose (doença que acomete grande parte dos pacientes com Aids) no Rio de Janeiro, Estado com o maior número de ocorrências no país – são 900 óbitos por ano.

O Deputado explicou que buscou diálogo com diversas autoridades, para melhorar as condições que envolvem a falta de leitos e o precário acompanhamento de pacientes com tuberculose, mas, segundo ele, não obteve comprometimento para a realização de ações efetivas. Palmares comunicou ao Subprocurador-Geral que também há problemas no treinamento de profissionais e na orientação da população, sobretudo em áreas carentes, onde é maior a incidência.

A comitiva também defendeu a necessidade de políticas públicas de assistência social. “Viemos ao MP pedir auxílio na busca e no fortalecimento do diálogo com autoridades de saúde”, disse o Parlamentar, informando que os Municípios de Nilópolis e Paracambi lideram a lista de cidades com os maiores índices de tuberculose no Estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Rocinha, o Caju e o Complexo do Alemão concentram os números mais altos de casos da doença.

Leonardo Chaves disse que, em visita recente à Rocinha, constatou que muitas pessoas com tuberculose não conseguem chegar às unidades de atendimento de saúde. Desde então, tem cobrado de autoridades estaduais e municipais a adoção de programas voltados para os doentes. Na reunião com Palmares, o Subprocurador-Geral recomendou a confecção de dossiê com todas as informações sobre a doença no Estado e com as ações que já foram feitas, tais como a realização de fóruns e reuniões.
Também estiveram presentes ao encontro a Coordenadora da ONG Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Wanda Guimarães; Carlos Basília, representante do Fórum Estadual das ONG’s na Luta contra a Tuberculose; Roberto Pereira, representante do Fórum Estadual das ONG’s na Luta contra a Aids no Rio de Janeiro; e o advogado Marcelo Bento.
 
Sede MPRJ: Av. Marechal Câmara, n° 370 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - CEP 20020-080
Telefone da Sede do MPRJ: (21) 2550-9050 | Telefone da Ouvidoria-Geral do MPRJ: 127

Nenhum comentário: