quinta-feira, março 31, 2011

Queremos direitos iguais, nem menos nem mais

http://jeanwyllys.com.br/wp/lancamento-oficial-da-frente-parlamentar-mista-pela-cidadania-lgbt-reune-cerca-de-300-pessoas-no-salao-nobre-da-camara-29-03-2011

"Cerca de 300 pessoas, entre parlamentares e representantes da sociedade civil e de diversas organizações internacionais, lotaram o Salão Nobre da Câmara dos Deputados na tarde de hoje, 29, para o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.
Abrindo os trabalhos, o coordenador provisório da Frente, Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), reiterou a importância do evento para os Direitos Humanos dos LGBTs, principalmente para aqueles cidadãos e cidadãs que sofrem ou já sofreram com crimes de ódio contra a orientação sexual. "Muitas das pessoas conhecem na pele e na alma a vitimização e os danos da homofobia", disse Wyllys.
"A injúria homofóbica constitui a subjetividade de um homossexual desde muito cedo", continuou o Deputado. "Nós construímos nossa subjetividade sobre a injúria e a injúria homofóbica é um horizonte que não sai da nossa vida. A saída do armário nunca é definitiva, somos sempre controlados entre escolher a nós mesmos ou escolher a ordem homofóbica".
Segundo o Deputado, a violência da ordem heteronormativa sobre a sociedade só vai acabar não só quando houver uma desconstrução da homofobia na cultura, mas quando a sociedade deixar de ser um coletivo disperso para ser um grupo político com objetivo. "O papel da Frente é exatamente este: representar os homossexuais como um grupo político com interesses claros e ampliar a cidadania plena até eles. Queremos direitos iguais, nem menos nem mais", finalizou Wyllys."

Nenhum comentário: