sexta-feira, março 18, 2011

Pauta RJ: SEmana Contra a Tuberculose


Para marcar mais um Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, entidades e governo promovem uma série de atividades para alertar a população sobre essa doença que é prevenível, tratável e curável, mas que, ainda assim, responde por 4,7 mil mortes ao ano só no Brasil.
 
A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) numa homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Mas não se trata de uma data comemorativa, sim, de uma ocasião de mobilização mundial conta esta doença.
 
A novidade para 2011 é que toda a programação é coordenada pelo Núcleo Brasil sem Tuberculose. O que, antes, era slogan de campanha do Projeto Fundo Global TB – Brasil assume a forma de um núcleo que integra governo e sociedade mais de 10 entidades e instituições parceiras na luta contra essa doença. Entre elas, Farmanguinhos/Fiocruz, Fórum ONGs TB-RJ, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Defesa Civil, Fórum ONG Aids RJ, Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) e Centro de Referência Hélio Fraga, que contam ainda com apoio da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, da Fetranspor e do Metrô Rio. O objetivo é fortalecer a campanha e garantir maior visibilidade com uma programação unificada, porém mais abrangente.
 
A primeira iniciativa do núcleo foi a realização conjunta de mais uma temporada da exposição interativa “Tuberculose Tem Cura: SUS para Valer”, em fevereiro no metrô da Carioca, no Rio. Agora, o desafio é a mobilização social a partir da realização de uma agenda comum para alertar e orientar a população sobre os riscos da doença, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento, mudando o cenário atual.
 
Hoje, o país ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No Brasil, anualmente, são notificados 83 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença. Cerca de 60% dos casos estão em 181 municípios, considerados prioritários e a incidência é de 37,8 casos por 100 mil habitantes.
 
Mais informações:
(21) 3122-4412 ou 9195-1956
Cristina Ruas - Assessoria de Imprensa
Projeto Fundo Global TB - Brasil

Confira a programação da semana:

Dia 21 - Mais informações...Dia 22 - Mais informações...Dia 23 - Mais informações...Dia 24 - Mais Informações...
Núcleo Brasil Livre da Tuberculose

Nenhum comentário: