quinta-feira, março 31, 2011

Líder do PT repudia declarações de Bolsonaro

lider pteixeira1_D1O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP),distribuiu hoje nota em que repudia as declarações preconceituosas contra negros e homossexuais proferidas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a uma emissora de televisão. O líder defende a adoção de todas as providências legais e regimentais pertinentes ao caso. "O deputado Bolsonaro é reincidente em suas atitudes preconceituosas e autoritárias, incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e multirracial", disse.
Leia a íntegra da nota:
Em nome da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, reitero o repúdio às declarações preconceituosas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) que foram transmitidas nesta semana por um programa de televisão. Unimos-nos às diferentes iniciativas, muitas tomadas por parlamentares do PT no âmbito da Corregedoria e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, para que sejam adotadas todas providências legais e regimentais pertinentes. O deputado Bolsonaro é reincidente em suas atitudes preconceituosas e autoritárias, incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e multirracial.
Suas declarações demonstram total desrespeito à condição de representante de todos os cidadãos e cidadãs brasileiras e, em especial, do povo de Rio de Janeiro, já que em seu dia a dia faz comentários jocosos e estereotipados a respeito das mulheres, negros, homossexuais e militantes dos direitos humanos e pela democracia em geral.
Sua conduta é deplorável. A Constituição Federal consagra, como direito fundamental, a igualdade entre homens e mulheres, prevendo, inclusive, punição para práticas discriminatórias que atentem contra os direitos e liberdade fundamentais. O artigo 1º, da Constituição Federal fundamenta-se, entre outros valores, na cidadania e na dignidade da pessoa humana e no pluralismo político. Suas declarações ferem, portanto, a Constituição e as normas de convivência democrática.
Paulo Teixeira,
Líder do PT na Câmara

Nenhum comentário: