terça-feira, fevereiro 08, 2011

Rev. Márcio Retamero é membro da Aliança de Batistas do Brasil


 

http://betelrj.com/node/981


Rev. Márcio Retamero é membro da Aliança de Batistas do Brasil

img4c19194ddfbcf.jpg
O Rev. Márcio Retamero, pastor da Comunidade Betel/ICM RJ e da Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo, foi recebido como membro da Aliança de Batistas do Brasil.
O Pr. Nilo Tavares, membro da diretoria da instituição, parabenizou o Rev. Márcio, por e-mail, destacando a importância das duas igrejas pastoreadas por ele e saudando-o como membro da Aliança de Batistas do Brasil. Segue abaixo o e-mail:
Prezado Irmão Rev. Márcio Retamero.
É motivo de grande alegria o recebimento de seu pedido de filiação á Aliança de Batistas do Brasil, uma organização comprometida de maneira ecumênica, progressistas, libertária, diálogica e inclusiva para com o Reino de Deus e a sociedade brasileira.
A Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo recentemente comemorou seus 45 anos, e como conhecedor da relevância desta comunidade e de seus posicionamentos políticos, sociais e ecumênicos, recebo como membro da diretoria da Aliança com bastante alegria no coração a noticia de sua filiação.
Igualmente a Comunidade Betel, comunidade reformada e inclusiva, que funciona nesse mesmo espaço da IPPB.
Nçao tive o prazer de conhecer a comunidade betel, mas ja ouvi algumas de suas palestras e creio que sua presença só ira somar mais ainda ao seleto grupo de parceiros da Aliança.
Seja bem vindo.
Att.
Pr.Nilo Tavares Silva.
Membro da diretoria da Aliança de Batistas do Brasil. (RJ)
Aliança Batista no Brasil se propõe a ser um organismo de identidade batista e caráter ecumênico, constituído por pessoas e grupos identificados com os princípios expressos neste documento, os quais tanto reafirmam a riqueza de uma tradição cristã que zela por algumas liberdades essenciais (livre interpretação da Bíblia, liberdade congregacional e liberdade religiosa para todas as pessoas), como também expressam a consciência do privilégio de ocupar um lugar junto aos demais participantes do corpo de Cristo no Testamento de sua Graça e Evangelho a todos os seres humanos e a preocupação com a dignidade da vida, a integridade da criação e a promoção da justiça a todos os que dela precisam.
Portanto, buscando nos apropriar crítica e criativamente da liberdade e dos princípios que historicamente identificam o movimento batista, e como parte de nossa vocação pessoal e comunitária para ser discípulos e discípulas de Jesus Cristo e servos e servas juntamente com os demais cristãos no mundo, nos comprometemos com:
I. A liberdade do indivíduo para ler e interpretar as Escrituras, guiado pelo espírito de Deus na família da fé, em diálogo com a compreensão histórica da igreja e os métodos acadêmicos contemporâneos de investigação do texto bíblico.
II. A liberdade da igreja local para, sob a autoridade de Jesus Cristo, organizar sua própria vida e missão, elegendo homens e mulheres para sua liderança, conforme seus carismas e ministérios.
III. A relação ecumênica com todo o corpo de Cristo manisfesto nas várias tradições cristãs, a cooperação e o diálogo interreligioso.
IV. Um estilo de liderança marcado por serviço, equidade, colegialidade e colaboração de todo o povo de Deus, segundo o modelo de Jesus.
V. A educação teológica nas igrejas locais, faculdades e seminários, caracterizada pela mediação da palavra de Deus e pela investigação acadêmica responsável.
VI. A proclamação das Boas Novas de Jesus Cristo a todos os povos e o chamado de Deus à fé, à reconciliação, à esperança e à promoção de todas as formas de justiça que assegurem a dignidade da vida e a integridade da criação.
VII. A liberdade religiosa para todas as pessoas e a separação institucional entre igreja e estado, em oposição a qualquer tentativa por parte da igreja ou do estado de usar o outro para os seus interesses particulares.
Para a realização dos princípios acima definidos, busquemos:
I. Desenvolver uma espiritualidade integral em todas as nossas práticas.
II. Promover oportunidade de relacionamento dentro e fora da Aliança, buscando a plena reconciliação proporcionada pelo Evangelho de Cristo.
III. Celebrar a diversidade da vida e da humanidade em todas as suas formas, respeitar as diferenças d promover o diálogo.
IV. Proporcionar lugares de acolhimento para os feridos ou ignorados pela igreja, sendo deliberadamente inclusivos e oferecendo a graça e a hospitalidade de Deus a todas as pessoas.
V. Defender a causa dos empobrecidos e proscritos da sociedade.
VI. Lutar pela justiça com e para os oprimidos.
VII. Empreender todos os esforços necessários para o cuidado do planeta.
VIII. Trabalhar incansavelmente em prol da paz com justiça.
IX. Honrar a sabedoria e o aprendizado contínuo.
X. Manter-nos responsáveis pela equidade, colegialidade e diversidade nas nossas estruturas e organizações.
Reconhecendo a dinamicidade do desenvolvimento histórico, a liberdade da ação contínua do Espírito de Cristo e os limites das nossas percepções e contexto histórico-temporal, afirmamos ser imprescindível a revista periódica dos compromissos e intenções desta Carta, em amplo diálogo com os integrantes da Aliança que se forma, bem como com os dem

Nenhum comentário: