sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Homofobia no cinema Roxy



Querid@s,

Nesse sábado, por volta das 18:00, vamos fazer um protesto na porta do ROXY - Severiano Ribeiro em Copacabna, com cartazes e panfletos contando que dentro daquele cinema um casal homossexual foi discriminado e constrangido por que estavam abraçados. 


Gostariámos de contar coma presença de todos vocês, para que mais casos como esse não aconteçam mais com nenhum de nós ou com  outras pessoas.


Segue o ocorrido:

Ontem eu e Thiago (meu marido) fomos terrivelmente constrangidos dentro da sala de cienema do ROXY - Severiano Ribeiro em Copacabana.

Nós entramos de mão dadas dentro do cinema, e imediatamente começamos a ser seguidos pelo segurança do cinema. Quando nos sentamos para o início do filme, eu abracei o Thiago e dei um beijo nele, foi nesse momento que  o segurança sentou-se ao nosso lado e em alto e bom tom disse que nós daquele jeito não poderíamos permanecer na sala.

Quando perguntamos de que jeito, ele disse "assim desse jeito ai de vocês"
Eu perguntei, também em voz alta, por que nós um casal homossexual não poderíamos nos abraçar e nos beijar ali dentro e os casais heteros podiam. Ele disse: "Eles podem mas vocês não, isso não pode, por que vai trazer constrangimento para o cinema, para as pessoas que estão na sala".


Começou uma discussão, as pessoas da sala começaram a bater palmas e vaiar o segurança e saímos da sala para falar com o gerente. Ele pediu mil desculpas, nos ofereceu dois ingressos grátis (que recusamos) e pediu para que resolvêssemos a coisa li mesmo, sem precisar chamar a polícia.

Contudo, não existia mais clima, tampouco, paciência para assistir 
qualquer coisa. Fomos para a 13° DP para registrar queixa. Chegando lá 
descobrimos que deveríamos ter ligado para o 190 para pedir uma viatura. Ligamos 
para o 190, e acionamos a polícia que apareceu em poucos minutos. Já havíamos 
voltado para o Roxy, quando a polícia chegou. O policial mediou nossa conversa 
com o gerente. Esse tentou nos persuadir para que não prestássemos queixa, disse 
que poderíamos resolver tudo ali mesmo, ao que não concordamos.


Fomos com a viatura novamente até a 13° DP. Chegando lá, depois de esperarmos muito, descobrimos que nosso caso exigia consulta do delegado, que só estaria na delegacia hoje, 17 de fevereiro. Hoje pela manhã, fomos direto ao Centro de Referência, onde fomos aconselhados a voltar à delegacia, o que já faríamos. 
Voltamos novamente à delegacia, o delegado adjunto, Sandro foi muito atencioso 
com nós dois. 


Esse delegado nos explicou que não poderia lavrar um RO, posto que 
o referido segurança não tinha empregado força física, tampouco havia usado 
palavras depreciativas contra nós dois. Contudo, medidas civis deveriam ser 
tomadas para penalizar o estabelecimento.


Nesse sábado, por volta das 18:00, vamos fazer um protesto na porta do ROXY com cartazes e panfletos contando que dentro daquele cinema um casal homossexual foi discriminado e constrangido por que estavam abraçados. 


Gostariámos de contar coma presença de todos vocês, para que mais casos como esse não aconteçam mais com nenhum de nós ou com  outras pessoas.

http://noticias.r7.com/blogs/hildegard-angel/

Homofobia no cinema!

17
fev
13h03


A sessão das 21:45 de ontem, do filme Cisne Negro, no cinema Roxy, teve um início agitado. É que, antes mesmo de a sessão começar, quando as luzes ainda estavam acesas, um segurança do cinema repreendeu dois rapazes que estavam trocando um beijo apaixonado. O segurança se aproximou do casal e disse: "Aqui não é lugar disso". Os rapazes reagiram indignados e, em alto e bom som, afirmaram que eram homossexuais e estavam no direito deles de se beijarem no cinema. O segurança insistiu, afirmando que o cinema "não é lugar disso". Foi então que a platéia presente se manifestou a favor dos gays, vaiando o segurança! Uma senhora, que estava com seu companheiro, afirmou: "Desde sempre as pessoas vem ao cinema para namorar". Um grupo de moças, demonstrando forte indignação, argumentou: "Se fosse um casal heterossexual podia se beijar, como é um casal gay não pode? Que absurdo!". Mas, a defesa mais veemente veio de um machão, que estava acompanhado da namorada. Quando o segurança reclamou de os rapazes estarem se beijando, o bofe retrucou: "Por acaso eles tavam beijando a tua boca?"...


Realmente o público ficou chocado com o preconceito ostensivo do segurança. Fato é que, depois do barraco, a sessão do filme Cisne Negro transcorreu normalmente. Inclusive com uma caliente cena de beijo entre as atrizes Natalie Portman e Mila Kunis...
 

2 comentários:

Marcelo disse...

Isso mesmo, não se calem diante desse desrespeito. Essa gente tem que aprender na base da lei.

Claudio disse...


A foto do Cinema Roxy no link abaixo é foto minha e foi usada sem autorização.

http://tantasnoticiasx1.blogspot.com.br/2011/02/homofobia-no-cinema-roxy.html

Delete a foto no servidor.

Proibida reprodução sem autorização Cláudio Lara ® Todos os direitos reservados
Todas as minhas fotos estão sob a Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de Fevereiro De 1998.
Uso INDEVIDO de imagem é CRIME previsto no código penal - Art. 154-B.

Lute pelos seus direitos, mas respeite o meu.

Claudio Lara
fotógrafo.