quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Em sua estreia na tribuna, Jean Wyllys defende o casamento gay

O deputado Jean Wyllys discursa na Câmara - Foto de André Coelho
BRASÍLIA - O deputado federal e ex-BBB, Jean Wyllys (PSOL-RJ), fez seu discurso de estreia na Câmara e disse que está reestruturando a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGTB (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Ele afirmou ainda que pretende apresentar um projeto que garanta o direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
- Se o Estado é laico e se os homossexuais têm todos os deveres civis, então, por uma questão de justiça, os homossexuais têm que ter todos os direitos civis garantidos, inclusive o direito ao casamento civil. Se hoje um casal pode se divorciar e, em seguida, partir cada um para novos casamentos, é porque o casamento civil não é da competência de igrejas nem religiões - afirmou Jean Wyllys.
O ex-BBB disse que é o primeiro homossexual assumido, "sem homofobia internalizada" e ligado o movimento LGTB a se eleger deputado federal. Ele lembrou sua trajetória numa família pobre, o preconceito por assumir sua homossexualidade e também a participação no movimento pastoral da juventude católica. O deputado garantiu que não se tratava de um discurso "romântico ou abstrato" em relação à justiça social e aos direitos humanos
" Vou me dedicar a enfrentar o que considero as principais fontes de injustiça social e de violações dos direitos humanos no Brasil "

- Vou me dedicar a enfrentar o que considero as principais fontes de injustiça social e de violações dos direitos humanos no Brasil, a saber: a ausência de recursos suficientes para as áreas sociais; a elevada tributação indireta e demais distorções do modelo tributário, que retira recursos das camadas mais pobres e garante privilégios aos mais ricos; além, evidente, do crescente problema do endividamento público, cuja auditoria prevista na Constituição Federal de 1988 nunca foi realizada - garantiu.
Como representante do Rio, o ex-BBB disse também que vai defender a população do estado e de todo pais. O deputado ainda informou que vai integrar a Comissão de Finanças e Tributação, além de ser suplente na Comissão de Direitos Humanos.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/02/24/em-sua-estreia-na-tribuna-jean-wyllys-defende-casamento-gay-923878249.asp

Um comentário:

Unknown disse...

O pronunciamento do deputado Jean Wyllys me encheu de alegria pela sua objetividade e firmeza com que trata de um tema tão cheio de mentiras e de preconceitos, que devem ser jogados na lixeira dos países que querem ser civilizados e grandes
Americo