sábado, janeiro 08, 2011

União civil gay é tema de documentário brasileiro que estreia em agosto

 




Contemplado com R$ 10 mil num edital promovido pela Secretaria do Estado da Cultura, o documentário pretende acompanhar a rotina de três casais - um gay, um lésbico e um transgênero -, para saber como a falta de uma lei clara sobre a união civil homossexual no Brasil afeta suas vidas.

A ideia surgiu enquanto Pereira Junior cursava pós-graduação em Cinema Documentário na FGV. "Discutíamos os direitos humanos e ficou claro que, embora assegurado pela Constituição e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, nem todos podem constituir família perante a lei", observa o jornalista, que assina a coluna "Zapping" no jornal "Agora".

Na opinião do jornalista, apesar dos recentes avanços conquistados por gays no país, como a possibilidade de incluir o parceiro no Imposto de Renda e participar de técnicas de reprodução assistida, "o Brasil está muito atrasado no que diz respeito aos direitos LGBT". "Recentemente, houve algumas vitórias, mas são muito pontuais. Os políticos não têm interesse em mexer no tema. É polêmico e tira voto. Os direitos civis como casamento, adoção, herança já estão assegurados, teoricamente, desde a última homologação da Constituição, mas criam-se barreiras jurídicas", diz.

No momento, o documentário procura casais interessados em integrar o elenco. Para participar, basta escrever para euvosdeclaro@gmail.com. A seleção segue até meados de fevereiro, quando devem começar as gravações.

Para saber mais sobre o projeto, acesse euvosdeclaro.blogspot.com.


fonte: http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?origem=home&codigo=12461&titulo=Uni%E3o+civil+gay+%E9+tema+de+document%E1rio+brasileiro+que+estreia+em+agosto



Nenhum comentário: