sábado, janeiro 15, 2011

Petição Kit Escola Sem Homofobia

 

O Brasil está novamente diante de uma encruzilhada histórica relativamente aos direitos civis. Cabe a nós decidirmos se vamos ser uma nação para todos ou não. Se vamos nos deixar guiar pela intolerância e pelo obscurantismo ou se queremos uma nação moderna, aberta e democrática. Depois da abolição da escravatura, depois do voto feminino e dos direitos das mulheres, depois da conquista dos direitos dos nossos ancestrais indígenas, agora as atenções nacionais se voltam para a última minoria desta nação, a quem são negados mais de 72 direitos constitucionais: os homossexuais e transgêneros.
Apesar da disseminação diária de concepções atrasadas e preconceituosas, o governo tem se empenhado cada dia mais na luta contra a Homofobia. Ela se encontra ancestralmente arraigada na nossa sociedade e faz vítimas diárias no Brasil, a nação que mais agride e mata homossexuais no mundo e que, em um ano, levou à morte mais de 232 pessoas, simplesmente por serem diferentes.
A mais nova medida governamental a esse respeito é o Kit de Combate à Homofobia. Já aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Governo Federal, este kit aguarda apreciação e aprovação do Mec para ser implantado nas escolas de ensino médio. Trata-se de material bastante completo, criado para ser utilizado tanto entre os alunos quanto entre os professores e funcionários das escolas. Os professores poderão se utilizar livremente dele para discutir questões relativas aos direitos humanos, à intolerância e à diversidade sexual.
Sua concepção se baseou em uma pesquisa inédita que constatou que a homofobia já é encontrada na fase de formação da nossa juventude, isto é, dentro das escolas brasileiras. Neste ambiente são já são encontrados altíssimos graus de violência homofóbica, tanto física quanto psicológica, e também a violação sumária de direitos básicos de estudantes e alunos.
Antes se sequer de ser avaliado pelo Mec, no entanto, este kit está sendo vítima da ignorância e homofobia presente no próprio governo. As críticas a ele são completamente infundadas e dirigidas pelas alas mais conservadoras, ligadas ao fanatismo religioso e ao antigo governo militar.
Nesse sentido, muitos cidadãos conscientes e verdadeiramente politizados organizaram um abaixo-assinado em favor da aprovação deste útil material.
Diante disso, peço a todos que recorram à suas consciências, que abram suas mentes e que se recordem dos eventuais momentos em que algo lhes foi sumariamente negado, ou das vezes em que foram vítimas que qualquer tipo de intolerância e preconceito. Por favor, não deixemos isso acontecer com nossos familiares e cidadãos, não mais!
Conclamo, assim, a todos, que assinem a petição pública abaixo, por um Brasil de paz e para todos.

O Brasil agradece.

Abaixo-assinado Apoio ao KIT de Combate à Homofobia nas escolas

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=kitsim

Atenção: para algumas contas de e-mail, a assinatura deverá ser confirmada posteriormente em uma mensagem que será enviada à caixa de entrada da conta de e-mail fornecida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos espalhar isso em toda rede.Questão de honra e de justiça.