segunda-feira, janeiro 03, 2011

Índia dá aposentadoria a eunucos e transexuais

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/854273-india-da-aposentadoria-a-eunucos-e-transsexuais-assista.shtml

03/01/2011 - 17h44
Índia dá aposentadoria a eunucos e transexuais; assista
DA BBC BRASIL

A prefeitura da capital da Índia, Nova Déli, começou recentemente a pagar aposentadoria para os "hijras", um grupo de eunucos, hermafroditas e transexuais que canta e dança em cerimônias tradicionais, mas também envolvido em prostituição e mendicância.






caso não abra, clique aqui para ver o vídeo: http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2011/01/emp/110103_videoeunucoebc.emp.xml

A administração do prefeito P.R. Sawhney decidiu pagar a eles mil rúpias por mês, o equivalente a menos de US$ 1 por dia.
"As condições dos hijras são deploráveis", afirmou o prefeito. "Vira-latas levam uma vida melhor que a nossa", afirmou um hijra.
Só na capital, estima-se que existam cerca de 250 mil hijras, que não são considerados homens nem mulheres. São vistos como um terceiro sexo.
Na velhice, a situação piora, já que há poucas oportunidades de apresentar os tradicionais cantos e danças, e a prostituição e a mendicância passam a ser uma saída.
Até o momento, a aposentadoria da capital era paga apenas a idosos, deficientes e viúvas.
A esperança é que o valor pago pela prefeitura de Nova Déli, embora considerado baixo, possa reduzir as dificuldades financeiras desta sofrida parcela da população indiana.

Nenhum comentário: