quinta-feira, janeiro 27, 2011

Ativista gay é assassinado em Uganda após ter foto publicada em jornal

 

27/01/2011 - 09:51 | Efe | Campala

Ativista gay é assassinado em Uganda após ter foto publicada em jornal

O destacado ativista da causa gay ugandense David Kato foi assassinado em uma localidade dos arredores de Campala, capital de Uganda, dois meses após sua fotografia ter sido publicada por uma revista local. A publicação fez uma campanha contra os homossexuais, imprimindo fotos dos potenciais "alvos" - cidadãos gays ou ativistas de direitos humanos. 
Reprodução 

 

 












Kato representante do grupo Minorias Sexuais de Uganda, foi assassinado em sua casa em Mukono, a cerca de 30 quilômetros do centro de Campala, por vários desconhecidos, disse à Agência Efe a subcomissária Judith Nabakooba. 

Leia mais: 
Jornal em Uganda incentiva assassinato de 100 supostos homossexuais 
Documentário retrata drama de judeus gays na Argentina 
Candidato ao Senado nos EUA compara homossexualidade a alcoolismo 

O ativista havia denunciado a revista ugandense Rolling Stone por divulgar em novembro passado, em uma campanha homofóbica, as fotos de homossexuais declarados e ativistas. 

No início deste mês, a Corte Suprema de Uganda proibiu a publicação de divulgar mais fotografias e informações para identificar supostos homossexuais e a condenou a pagar US$ 750 dólares às pessoas que já haviam sido identificadas. 

Nabakooba acrescentou que a Polícia segue algumas pistas sobre o caso, mas ainda é cedo para vincular o assassinato de Kato à sua orientação sexual. 


Siga o Opera Mundi no Twitter   
Conheça nossa página no Facebook 


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___
 

Um comentário:

Ciro disse...

Um jornal fazer isso? Deveriam caçar o direito de circulação do mesmo. Cadê a Associação Brasileira de Imprensa para emitir notas de repudio a este veículo? A ONU?Associação Muncial de Jornais? O dono da patente "rolling Stones" para exigir que não usem mais esse nome nesses jornaleco que incita a violência?