terça-feira, janeiro 04, 2011

algumas opiniões polêmicas de Yanco que eu mando por e-mail

Problemas brasileiros que eu gostaria de ver atacados de frente com mais energia, porque enrolar não resolve nada, vamos ver!!!!

1o) Melhor distribuição de renda. O Brasil é um país rico e poderoso. Hoje em dia já é uma das principais economias do mundo, e um destaque entre os países “emergentes”. Somos o 4º país do mundo em extensão de terras!!! Nosso país é tão grande quanto um continente, e isto deve ser motivo de orgulho para nós! O mundo todo olha com admiração e respeito para o Brasil e ama o Brasil e os brasileiros. Sei disto com certeza, porque converso com pessoas do mundo inteiro pela Internet, literalmente nos cinco continentes do mundo. Como fico feliz com a admiração e o respeito e o amor que pessoas do mundo inteiro, de várias etnias, culturas e idiomas têm pelo Brasil! Através de nosso excelente futebol e do esporte olímpico nos tornamos ainda mais conhecidos em todas as partes do Globo. E muitos países do mundo já podem hoje assistir programação do Brasil, muitos países já compram e exibem nossas telenovelas. Nosso cinema nacional retomou sua força e por várias vezes obtém numerosos prêmios internacionais. A nossa música brilha em todas as partes do Globo através de nossos excelentes músicos e cantores (as).

Um país que era dito de Terceiro Mundo mas não é mais, com certeza, agora se diz “emergente”, e quer chegar depressa ao Primeiro Mundo sem ter passado pelo Segundo Mundo!!! rsrsrs Mas a renda continua muito concentrada na mão de poucos. Para resolver esta questão delicada e de urgente necessidade precisamos de…

2o) Redução da carga tributária JÁ!!!! Em ritmo crescente até que se chegue a níveis de 1o Mundo um dia! Sem redução da carga tributária, na minha opinião, é impossível concretizar uma melhor distribuição de renda no país. Mas isto….

3o)  …sem descuido no controle enérgico da inflação, claro. Nenhum brasileiro quer mais viver as agruras da inflação galopante! Como sofremos naquela ocasião!!!      

4o) O Governo precisa ter mais boa vontade e autoridade para atacar a violência e a marginalidade que tomou conta de nossas cidades, ele pode se quiser, ele tem os meios, não dá para ficar contemporizando neste sentido, é um absurdo a maioria dos bons cidadãos brasileiros, gente que trabalha e é honesta ficar à mercê de uma minoria que não respeita a lei, não respeita ninguém, pratica abertamente a corrupção em todos os sentidos, e ainda por cima vive fortemente armada até com armas especiais que só as Forças Armadas devem possuir! De onde vêm essas armas? Quem as traz para o Brasil? Anônimo não existe, não é? Através de onde? O Brasil tem uma larga faixa costeira, maiores investimentos na proteção à nossa área costeira!!!  Direitos humanos sim, com certeza, para quem respeita os direitos humanos de seus semelhantes, certo? Não é justo que os bons cidadão vivam presos atrás de grades em suas respectivas casas enquanto os bandidos andam soltos pelas ruas rindo na nossa cara! Que através de celulares de dentro das prisões ameacem cidadãos cá fora, como já ocorreu com diversos amigos meus. Não é justo que as nossas crianças corram sérios riscos à sua integridade física, bem como seus professores, dentro de nossas escolas públicas! Pois as armas estão chegando com frequência às mãos de crianças, algumas chegam a levar armas para as escolas!!! E professores têm sido com frequência atacados por alunos! Um absurdo mesmo!!!

5o) Mais qualidade de ensino. Isto demanda remunerar melhor os nossos professores em todos os níveis e dar suporte a eles para um constante aprimoramento e atualização em sua profissão, inclusive premiando os melhores, os que mais se destacam no país. Em alguns lugares do país isto já vem sendo feito, mas eu penso que ainda de forma muito tímida. Esta boa política deve continuar e se estender a todo o país!!!

6o) Cuidar dos nossos aposentados. É um absurdo este perverso "fator previdenciário" que aí está, criado no Governo FHC e continuado nos oito anos de Governo Lula da Silva, que corrói a aposentadoria de nossos aposentados de ano para ano. O Brasil tem condições financeiras sim de arcar com uma justa aposentadoria para aqueles que deram o melhor de si enquanto trabalhavam para ajudar o Brasil a crescer. Combate rigoroso à corrupção e ao desvio de recursos dentro do INSS. Chega de escândalos no INSS !!! Mas para isto é preciso...

7o) Combate rigoroso à corrupção, inclusive a corrupção política, fazer valer a Ficha Limpa, é um absurdo um corrupto poder voltar ao poder, não deveria voltar nunca mais!!! Não deveria haver um prazo de trégua consensual para um corrupto voltar ao Governo!

8o) O Brasil é uma democracia em pleno funcionamento, com Três Poderes distintos e também em pleno funcionamento: Legislativo, Executivo, Judiciário. Temos Uma Carta Magnaexcelente (Constituição Cidadã como foi carinhosamente chamada) que precisa ser respeitada e cumprida por todos, inclusive pelas autoridades, porque ninguém está acima da Lei, nem o Presidente da República!

Portanto, eu não concordo que se misture religião com política, mesmo porque no Brasil se adota e se pratica a liberdade de culto religioso, inclusive oferecendo o direito a um cidadão de ele não ter nenhuma religião, se este é o seu desejo pessoal. Até Deus respeita profundamente o livre arbítrio de seus filhos, porque ele não nos quis escravos de seus desígnios, Ele nos dá o direito de opção. E que cada qual em contrapartida arque com as responsabilidades próprias de sua opção. Mas não acho certo que em nome da religião certos políticos queiram interferir em nossas leis. Penso que deveria ser exigido de pastores, padres, bispos, rabinos, etc, que quando se candidatarem a cargos públicos se desencompatibilizem préviamente com seus cargos em suas respectivas igrejas, e que não possam usar o fator religioso de forma explícita para conseguirem votos para se elegerem. Deveriam concorrer em pé de igualdade com todos os outros brasileiros que disputam cargos eletivos, mas que não exercem nenhuma atividade religiosa. O Governo precisa governar PARA TODOS sem exceção e não para esta ou aquela facção da sociedade, qualquer que ela seja. O Governo precisa ser DE TODOS E PARA TODOS, para isto precisa ter independência dessas pressões de determinados setores da sociedade. Eu considerei o uso da religião como instrumento político na última campanha presidencial uma aberração e um absurdo, uma vergonha mesmo! Por que…

7o) Sim, precisamos de uma legislação no Brasil que promova a justiça social e defenda as minorias indefesas. Sou favorável sim à união civil oficial dos gays, como vários países do mundo já adotam, bem como a liberação do aborto. Pessoalmente sou terminantemente contra o aborto, por causa dos meus princípios pessoais. Mas eu não tenho o direito numa democracia de tentar impor minhas convicções pessoais para outras pessoas que não as adotam, desde que respeitem as minhas próprias. É um absurdo que até hoje dezenas e centenas de mulheres no Brasil morram por causa de aborto clandestino! E que os gays sejam atacados até à morte impunemente por pessoas homofóbicas que não respeitam o direito do outro de ser “diferente” (segundo as estatísticas das organizações gays do Brasil cerca de dois homossexuais são mortos por dia em todo o território nacional). Ninguém é obrigado a aceitar nada, mas eu penso que precisa respeitar o direito do outro de viver a vida como ele/ela bem entende. E se houver uma lei no Brasil que libere o aborto, se a sua religião não admite o aborto, é claro que uma mulher da sua religião não vai praticar o aborto, porque isto contraria seus princípios pessoais. E lembre-se de que a Argentina, nosso país-irmão vizinho aprovou recentemente a união civil dos gays, e a sociedade argentina (e os argentinos são muito católicos!) não foi à bancarrota por causa disto! Um líder religioso deve pregar sua religião para seus fiéis, no seu templo, mas na minha opinião não tem o direito de tentar interferir na sociedade leiga democrática como um todo! Se você tem uma lei à sua disposição, isto não significa que você precise usar dos privilégios desta lei, caso não queira. Só isto! Simples assim! “O direito de um vai até onde começa o direito do outro”.

8o) Maior empenho na recuperação e modernização de nossas estradas. E mais investimentos em transportes não poluentes, como o transporte ferroviário e o metrô para as grandes cidades. E que venha o trem-bala! Não um trem “parador” como alguns políticos regionais querem que seja. Se é trem-bala, na minha opinião, não pode ser como um trem comum, certo? Mesmo porque a passagem é caríssima, como passagem aérea, então as pessoas precisam receber o prometido, ou seja, trem de alta velocidade. Caso contrário será uma propaganda enganosa.

9º) Eu aplaudo de pé a boa política do presidente Lula para com as minorias étnicas neste país: negros, índios, ciganos, etc e o combate de frente ao racismo. Muitos bons resultados foram alcançados, e eu espero que a Sra Dilma Rousseff continue esta boa política para com as minorias, aí incluídos os gays, lésbicas e transgêneros. “ACEITAR É UMA OPÇÃO, RESPEITAR É SEU DEVER”. Mas claro, é preciso também haver boa vontade das partes envolvidas, pois para se viver bem em sociedade, para cada direito, corresponde um dever e vice-versa. Toda pessoa tem direitos, mas precisa ter responsabilidade com seus deveres também. Se isto é praticado, podemos ter a paz. Quando Jesus nasceu numa estrebaria a tradição diz que os anjos dos céus cantaram em cima do seu local de nascimento: “Gloria in Excelsus Deum”, que em Latim significa: “Glória a Deus nas alturas” mas em seguida cantaram também: “E paz na terra aos homens DE BOA VONTADE”, sim, porque sem boa vontade nada é possível! assim penso. O encontro com o outro na diversidade começa com a boa vontade de celebrar a paz com o outro, de reconhecer que o outro é diferente de mim, mas merece todo o meu amor e respeito fraterno, porque independente de nossas diferenças peculiares somos todos irmão filhos de um só e mesmo Deus-Pai-Criador do céu e da Terra, Grande Arquiteto do Universo.

10º) Por último eu sou favorável a que se baixe a maioridade no Brasil para 16 anos. O Brasil de hoje não é mais o Brasil de ontem. Os costumes mudaram, o mundo também mudou, a globalização continua em curso acelerado! Com 16 anos um adolescente já pode votar no Brasil, mas não pode ser responsabilizado por seus crimes, e com esta idade ele já tem condições de saber perfeitamente o que é certo e o que é errado. Os marginais se aproveitam desta brecha jurídica e usam esses adolescentes como escudo e instrumentos úteis para praticarem seus diversos crimes. Muitos adolescentes a partir de 16 anos já dirigem clandestinamente, mas não podem tirar carta de motorista, e nem podem ser responsabilizados por eventuais problemas que causam no trânsito. Mas podem votar... Acho isto uma grande incoerência em nossa legislação, este assunto precisa ser melhor discutido. Eu acredito pessoalmente que a maioridade aos 16 anos contribuirá para reduzir a criminalidade no Brasil, alguns países do mundo já adotam a maioridade aos 16 anos. Acabar com a violência e a criminalidade é impossível, vamos ser realistas também, e isto no mundo todo, mas com certeza as leis precisam ser sempre adaptadas aos tempos modernos que vivemos e às necessidade específicas de nossa época e ao local específico onde vivemos no mundo.

Vamos então ver o que o nosso novo governo brasileiro fará de concreto em tudo isto que mencionei e acho necessário na minha opinião PESSOAL a que tenho direito!!! Se tiver boa vontade em fazer, pode fazê-lo! Estou aguardando e aplaudo de pé se fizer ou pelo menos começar a fazer! Porque como diz um provérbio antigo “Uma longa caminhada começa com um passo”. Chega de “lenga-lenga” como gosta de dizer o nosso ex-Presidente Fernando Henrique!!! rsrsrsr Porque falar é uma coisa, agir é outra completamente diferente, e o Brasil tem pressa, o Brasil carece de ações concretas e menos discursos bonitos e fabulosos, uma prática comum na recente história de nosso país, fala-se muito e os resultados são pífios, e mesmo quando há bons resultados, por vezes ficam aquém das expectativas!!! Está dito!

Bem, são estas as minhas idéias específicas (entre outras tantas) que eu adoraria que os políticos de nosso país se dispusessem a pensar sobre elas. Ninguém é obrigado a concordar comigo, claro, eu respeito profundamente a opinião alheia, mesmo quando é contrária à minha, assim como aprecio que educadamente respeitem as minhas próprias. Precisamos aprender a trabalhar em cima de CONSENSO, e consenso é justamente cada qual aceitar perder um pouquinho para que todos ganhem. Nisto na minha modesta opinião reside a possibilidade concreta de paz e a harmonia entre todos. Afinal, democracia é isto mesmo: que na diversidade, na pluralidade de opiniões e idéias, todos consigam viver bem uns com os outros, em paz e harmonia pela ORDEM E O PROGRESSO!!! Ou como Jesus nos pediu de maneira clara e objetiva, sem margens a dúvidas e interpretações,  “Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei primeiro”.

Um tríplice e fraternal abraço de Yanco
UM ANO NOVO MUITO FELIZ E PRÓSPERO PARA VOCÊ e sua família e amigos todos!!! Felicidades e prosperidade também no seu trabalho e nos seus estudos.
QUE SEUS SONHOS SE REALIZEM!!! SALVE 2011 !!!

Nenhum comentário: